Português English
Contato
Publicado em: 05/10/2018

CaféTECH debate debate realidade virtual

A edição de outubro do CaféTECH contou com a presença do Prof. Anderson Maciel, que debateu os temas realidade virtual e realidade aumentada.

Cafetech outubro

Prof. Anderson Maciel no CaféTECH de outubro.

Aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 2, no Café Porto Chic, a edição de outubro do CaféTECH. O evento, promovido pela SOFTSUL em parceria com o Instituto de Informática, teve como moderador o Professor Anderson Maciel, que debateu com os presentes os temas realidade virtual e realidade aumentada.

O Prof. Anderson buscou definir os dois conceitos e mostrar como o avanço tecnológico tornou possível sua aplicação em larga escala. “A realidade virtual cria um mundo paralelo em torno da pessoa. Ela não é algo recente, pois nas décadas de 1970 e 1980 já se falava disso, mas vem sendo aprimorada com o desenvolvimento da tecnologia. Já a realidade aumentada foi pensada para elevar as nossas habilidades em determinada ação ou circunstância”, afirmou.

O tema imersão (introdução de alguém em um determinado ambiente) também foi abordado. A temática é vital para o sucesso da realidade virtual na geração de novos negócios, pois permite até mesmo que o cliente conheça o produto antes de sua aquisição. De acordo com ele, o conceito é dividido em imersão espacial (entrada corporal em um meio, através de estímulos) e mental (com a pessoa estando profundamente envolvida no processo). O professor ainda exemplificou a aplicação, as tecnologias costumeiramente utilizadas nos processos e a utilização de simuladores em diversas áreas, como as da saúde e aviação.

Para o futuro, o Prof. Anderson comentou sobre o papel da realidade virtual na transformação digital. Com o avanço da tecnologia, a expectativa é que a temática possa facilitar a vida dos usuários em muitas áreas, como educação e geração de novos negócios. “Certamente teremos mais avanços com o passar de cada ano, com novas tecnologias e interfaces podendo gerar novas experiências ao consumidor”, concluiu.

O CaféTECH é um encontro que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais. A Edição de Novembro já está marcada para o dia 06, no Café Porto Chic, abordando o tema ‘Em Busca de Código Limpo e de Alta Qualidade no Desenvolvimento de Software’, com moderação da Profª. Ingrid Nunes.  As inscrições já estão abertas neste link.

Fonte: Amorim Comunicação