Português English
Contato
Publicado em: 09/11/2018

CaféTECH recebeu Profª. Ingrid Nunes

Na última terça-feira, 6 de novembro, a penúltima edição do ano do CaféTECH recebeu a Professora Ingrid Nunes.

INGRID

Profª. Ingrid Nunes durante o CaféTECH.

A Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL) em parceria com o Instituto de Informática promoveu no dia 6 de novembro a penúltima edição do CaféTECH de 2018. A palestrante foi a Professora Ingrid Nunesque debateu a busca de um código limpo e de alta qualidade no desenvolvimento de software.

Durante a palestra, a Profª. Ingrid explicou a temática, contextualizou o momento vivido no mercado de trabalho e destacou a importância do desenvolvimento dos conceitos acadêmicos para a formação e a qualificação do profissional. Ela também comentou sobre os desafios que precisam ser superados para o sucesso do processo, como linguagens de programação, arquitetura de software e code review.

Manter o código limpo é fundamental para os projetos, já que leva a uma redução de falhas, facilita a manutenção e diminui tempo e custo. Para chegar neste objetivo, a moderadora destacou a importância da capacitação das pessoas envolvidas. “Se eu tenho uma empresa sem práticas, processos e pessoas qualificadas, é muito difícil alcançar um código limpo. Por isso, o profissional tem que saber pensar em todo o processo de codificação, para realmente apresentar algo concreto e com bons resultados para a organização”, afirmou.

Como um software dificilmente fica totalmente finalizado e sem a necessidade de novas atualizações, a ausência de um código limpo torna a sua manutenção mais difícil, podendo até mesmo levar o projeto ao seu fim. Essa questão também foi abordada pela Profª. Ingrid, que afirmou que as empresas precisam dar uma grande relevância ao assunto, que pode influenciar diretamente no sucesso dos projetos. “Tem que dar muita importância para a manutenção do software, otimizando o trabalho e deixando o programador engajado, evitando a possibilidade de uma grande rotatividade na função, algo sempre prejudicial para os projetos das empresas”, concluiu.

O CaféTECH é um encontro que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais. O evento é realizado mensalmente e a edição de dezembro, última de 2018, está marcada para o dia 4 de dezembro.

Fonte: Amorim Comunicação.