Publicado em: 19/06/2019

Campanha INF UFRGS – 30 anos: ano de celebração

É com muita satisfação que o Instituto de Informática apresenta à comunidade a campanha “INF - UFRGS 30 anos”. Topa comemorar com a gente essas três décadas de existência do INF?

LOGO 30 ANOS SITE

Logo comemorativo dos 30 anos.

É com muita satisfação que o Instituto de Informática apresenta à comunidade a campanha “INF – UFRGS 30 anos”, tendo em vista que em 2019 o Instituto comemora 30 anos de existência. Gostaríamos de celebrar esse momento especial junto a todos do nosso círculo alunos, ex-alunos, professores, servidores, comunidade em geral e todos aqueles que de alguma forma compõem a nossa história. Sim, a ideia é justamente essa: juntar todos e convidá-los a celebrar com a gente!

Durante o segundo semestre uma série de eventos estará ocorrendo tendo como slogan “INF – UFRGS 30 anos” e vai ser bastante comum vocês verem por aí o nosso logo repensado para essa data especial. Nosso logo sempre nos acompanha, dessa vez não seria diferente. Contando um pouco mais da nossa história através dele, o logo original foi criado em 1990, e desde então passou por releituras, mas não perdeu a essência. Na primeira logotipia, o símbolo mais forte era um círculo em forma de esfera que buscava representar o mundo ou universo de possibilidades de atuação da Informática — um mundo que está em permanente processo de transformação e evolução, que é mantido em movimento pela imaginação e a criatividade de todos aqueles que utilizam essa tecnologia em suas atividades diárias. Essa foi a filosofia pensada para a marca lá no início dos anos 90, mas vocês percebem que, de lá pra cá, esse universo da Informática só se expandiu?

logo antigoO primeiro logo do INF foi criado em 1990 e continha uma esfera em destaque.

Prédio 43424 - Saguão 1° pavimento 29-05-1992 Inauguração do Instituto de Informática 15

Aqui, convidados prestigiam a inauguração das novas instalações do INF em 1992.

foto (1)

À esquerda, João Gilberto Lucas Coelho, vice-governador do estado de 1991 a 1995; no centro, Clésio Saraiva dos Santos, Diretor do INF à época; e à direita Lourival Monaco, Presidente da FINEP em 1992.

Em 2008, com o intuito de modernizar nossa marca e de fazer refletir o grande impacto da Computação para a sociedade, o logo é totalmente reformulado, chegando-se, então, à logotipia que conhecemos atualmente. Valores como simplicidade, pregnância e profissionalismo são aplicados na nova marca do Instituto de Informática, buscando promover uma visão totalmente abrangente e sem limites. Ou seja, o logo faz parte do nosso patrimônio simbólico e na comemoração dessas três décadas ele vai nos acompanhar também. Topas comemorar com a gente esses 30 anos de existência do INF?

INF BOLSAS

Logo após ser totalmente reformulado em 2008.

Aos poucos iremos apresentando a programação, anunciando os convidados e divulgando as novidades. Mas por enquanto a gente te convida a interagir com a hashtag #InfUFRGS30anos e aderir à nossa campanha no Facebook: “Faço parte dessa história!” (clica aqui e confere).

Uma coisa a gente já pode adiantar: te contamos a nossa história, mas vamos querer ouvir a tua e a de todas as outras pessoas que de alguma maneira são parte da nossa trajetória. Mais do que laboratórios, projetos, pesquisas e inovação, que são muito importantes, o Instituto de Informática é feito de pessoas e histórias, que fazem essa ciência toda acontecer. Desse modo, te convidamos a entrar nessa rede de interação com a gente!