Publicado em: 03/01/2017

Curso de Programação de CLPs

INF oferece Curso de Extensão em Programação de CLPs

site-infO INF (Instituto de Informática) da UFRGS selecionou, em dezembro, 18 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica para participarem do Curso de Extensão em Programação de CLPs (Controladores Lógicos Programáveis). A iniciativa integrou o projeto Sistemas Digitais de Controles Distribuídos, sob coordenação dos professores João Netto, Taisy Weber, Sérgio Cechin e do pesquisador João de Moraes. As aulas foram ministradas nos laboratórios do Instituto e, para as atividades práticas, foram usados equipamentos cedidos pela empresa Altus SA.

Com o objetivo de preencher uma lacuna na formação de profissionais aptos a programar CLPs, a equipe decidiu trilhar exatamente a linha do setor, que combina conhecimentos em programação com a experiência em normas, procedimentos e equipamentos usuais na área de automação. O controlador programável (CP) é um equipamento padrão. Um CP é basicamente um computador, mas que opera com linguagens específicas e normatizadas. Em geral, CPs são utilizados em ambientes hostis quanto à temperatura, ruído elétrico, radiação e outros fatores não presentes em sistemas convencionais de computação.

site-inf-2O Rio Grande do Sul tem empresas que atuam no setor de automação e que mantêm projetos com a UFRGS. Trazer para nossos alunos a experiência dos professores envolvidos nessas propostas e qualificá-los é o que nos motiva.

Devido a grande demanda, a equipe responsável pelo curso de extensão já avalia a possibilidade de uma segunda edição, prevista para início deste ano.