Publicado em: 04/09/2009

Defesa de Dissertação de Mestrado em Microeletrônica dia 11/09 de Cláudio Machado Diniz

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: Cláudio Machado Diniz
Orientador: Prof. Dr. Altamiro Amadeu Susin

Titulo: Arquitetura de Hardware Dedicada para a Predição Intra-Quadro em
Codificadores do Padrão H.264/AVC de Compressão de Vídeo

Linha de Pesquisa: Microeletrônica

Data: 11/09/2009

Hora: 14hs

Local: Auditório Prof. José Mauro Volkmer de Castilho / Instituto de Informática / UFRGS

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Jose Luis Almada Guntzel (UFSC)
Prof. Dr. Marcelo Soares Lubaszewski (UFRGS)
Profa. Dra. Fernanda Gusmão de Lima Kastensmidt (UFRGS)

Presidente da Banca: Prof. Dr. Altamiro Amadeu Susin

Resumo:
A compressão de vídeo é essencial para aplicações de vídeo digital. Devido ao elevado volume de informações contidas em um vídeo digital, um processo de compressão é aplicado antes de ser armazenado ou transmitido. O padrão H.264/AVC é considerado o estado-da-arte em termos de compressão de vídeo, introduzindo um conjunto de ferramentas inovadoras em relação a padrões anteriores. Tais ferramentas possibilitam um ganho significativo em compressão, ao preço de um aumento na complexidade. A predição intra-quadro é uma das ferramentas inovadoras do padrão H.264/AVC, responsável por reduzir a redundância espacial do vídeo utilizando informações contidas em um único quadro para predição. A predição intra-quadro do H.264/AVC possibilita ganhos de compressão em comparação com os mais usados padrões de compressão de imagens estáticas, o JPEG e JPEG 2000, mas introduz complexidade no projeto do codificador de vídeo, especialmente quando se torna necessário atingir o desempenho para codificar vídeos de alta definição em tempo-real. Neste contexto, a presente dissertação apresenta a proposta e o desenvolvimento de uma arquitetura de hardware dedicada para a predição intra-quadro, presente nos codificadores compatíveis com o padrão H.264/AVC de compressão de vídeo. A arquitetura desenvolvida codifica vídeos de alta definição em tempo-real utilizando uma freqüência de operação 46% menor que o melhor trabalho encontrado na literatura. A arquitetura desenvolvida será integrada, futuramente, em um codificador de vídeo em hardware compatível com o padrão H.264/AVC no perfil Main.

Palavras chave: Compressão de Vídeo, H.264/AVC, Predição Intra-Quadro, Projeto de Hardware Digital, Vídeo de Alta Definição.