Publicado em: 27/07/2009

Defesa de Dissertação de Mestrado em Sistemas Embarcados dia 13/08 de Luciéli Beque

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluna: Luciéli Tolfo Beque
Orientadora: Profa. Dra. Érika Fernandes Cota
Titulo: Avaliação dos Requisitos para Teste de um Sistema Operacional Embarcado.
Área de Pesquisa: Sistemas Embarcados.

Data: 13/08/2009

Hora: 09h30min
Local: Auditório José Mauro Volkmer de Castilho – Instintuto de Informática – Prédio 43425

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Marcelo Soares Pimenta (UFRGS)
Prof. Dr. Marcelo Soares Lubaszewski (UFRGS)
Profa. Dra. Lisane Brisolara de Brisolara (UFPEL)

Presidente da Banca: Profa. Dra. Érika Fernandes Cota

Resumo:

A sociedade está cada vez mais dependente de sistemas embarcados, sendo que na grande maioria das vezes eles operam de maneira invisível aos seus usuários. Essa dependência torna esses usuários vulneráveis a riscos, devido às falhas que podem ocorrer. Essas falhas podem provocar perdas de vidas ou sérios danos materiais e financeiros. Devido a estes fatos, a qualidade destes produtos torna-se um ponto essencial para se ter um sistema estável, livre de erros e com todas as suas funcionalidades sendo executadas. De encontro a isso, a etapa de teste apresenta-se como indispensável e de relevada importância para a obtenção de um produto com uma boa qualidade. Devido ao alto custo de produção e energia gasto com testes, surge a necessidade de novos estudos, sobre diversificados métodos, para se testar um sistema embarcado. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar os estudos iniciais do teste de um Sistema Operacional Embarcado (SOE), através de um estudo de caso focado na rotina de tratamento de exceção do eCos (Embedded Configurable Operating System), pois ela apresenta uma forte interação entre software e hardware, sendo que esta interação é um dos principais desafios encontrados no teste de um software embarcado.
Com isso, este trabalho pretende dar o passo inicial para pesquisas relacionadas aos testes de um Sistema Operacional Embarcado. Após a análise dos experimentos, pôde-se notar que a principal característica do Sistema Operacional Embarcado eCos, a configurabilidade, é um ponto de dificuldade extra para a realização dos testes. Pois exige um estudo detalhado do código do SOE, o qual é totalmente genérico, antes do planejamento dos testes, podendo ser gasto muito tempo nessa atividade. Outro ponto, é que o teste torna-se totalmente dependente do hardware.
Entretanto, os resultados experimentais apresentados para o estudo de caso do presente trabalho apresentaram resultados satisfatórios.

Palavras-Chave: software embarcado, teste de software embarcado, teste de Sistema Operacional Embarcado (SOE), tratamento de exceção, teste da rotina de tratamento de exceção.