Publicado em: 25/05/2018

Escola de Inverno da Maratona de Programação no INF

Nos dias 23 à 27/07 ocorrerá aqui no Instituto de Informática a Escola de Inverno da Maratona de Programação e as inscrições já estão abertas.

Participantes da Escola de Inverno do ano passado.

Entre os dias 23 e 27 de julho de 2018 ocorrerá a Escola de Inverno da Maratona de Programação aqui no Centro de Eventos do Instituto de Informática, fruto de uma parceria com Sociedade Brasileira de Computação – SBC. O objetivo é treinar os alunos interessados em participar na Maratona de Programação da SBC, etapa brasileira do ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC). Para isso, conta-se com dois instrutores: Giovanna Conrado (12º colocada mundial na Google CodeJam to I/O for Women) e Victor Colombo (medalhista da OBI em 2013 e 2014 e finalista pela USP nas regionais do ACM ICPC em 2015 e 2016).

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, porém com um número limitado de vagas. A Escola é voltada principalmente para alunos que tenham experiência com programação competitiva e que conheçam as linguagens C, C++, Java e/ou Python (e seus recursos), já que essas são as linguagens oficiais da Maratona de Programação. Após realizar a inscrição, o candidato receberá um formulário para descrever sua experiência com programação competitiva, e o grau de domínio nos assuntos a serem cobertos (confira abaixo a bibliografia recomendável). Atenção: a inscrição só garante a pré-reserva da vaga (ordem de chegada), as inscrições confirmadas após o processo de seleção serão divulgadas no site do evento.

“Os objetivos da escola são de aumentar a participação e a força dos alunos da Região Sul na Maratona de Programação da SBC e no ACM ICPC, e de fomentar o networking dos alunos com universidades e mesmo empresas, visando futuras oportunidades. A primeira edição foi realizada no SAP Labs Latin America, e esse ano estamos trazendo para o INF/UFRGS”, conta o Prof. Weverton Cordeiro, organizador do evento aqui na UFRGS, acrescentando que através da Escola os alunos possuem a oportunidade de estudar mais a fundo as técnicas avançadas de programação, que vão além da grade curricular em computação, sendo importantíssimas em muitas posições bem remuneradas nas grandes empresas da área.

As inscrições estão sendo realizadas através do site, bem como demais informações acerca do evento podem ser encontradas por lá: http://www.inf.ufrgs.br/maratona/EscolaInverno/2018/registration.php.

Recomenda-se a bibliografia a seguir:

CORMEN, Thomas H.; RIVEST, Ronald L.; LEISERSON, Charles E; STEIN, Clifford. Algoritmos : teoria e prática (3a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, c2012. 926 p.
HALIM, Steven; HALIM, Felix. Competitive Programming 3: The New Lower Bound of Programming Contests. [S.l.]: Lulu Press, 2013. 447 p. Disponível em: <http://cpbook.net/>