Português English
Contato
Publicado em: 24/07/2018

Escola de Síntese Lógica no INF

O Instituto de Informática sediará a Escola de Síntese Lógica (IEEE CASS/ACM-SIGDA Seasonal School on Logic Synthesis) entre os dias 1 e 3/8.

Sem título3

 

Na semana que vem, entre os dias 1 e 3/8, o Instituto de Informática sediará a  Escola de Síntese Lógica (IEEE CASS/ACM-SIGDA Seasonal School on Logic Synthesis), todas as palestras ocorrerão no Anfiteatro do Centro de Eventos (Prédio 43413 – antigo 67). A organização conta com os Professores do INF Andre Reis (Presidente Geral) e José Azambuja (Presidente da Organização Local).

Todos os aparelhos eletrônicos, incluindo celulares, computadores, tablets e TVs, fazem operações lógicas usando elementos básicos, as portas lógicas. Como os aparelhos são complexos, eles precisam de um grande número de portas, o que torna a geração ou síntese da lógica final a ser implementada um problema desafiador para a área da computação. A  Escola de Síntese Lógica, além de oferecer um conjunto de palestras sobre os principais tópicos de síntese lógica, também busca debater otimizações para circuitos integrados em tecnologias modernas e futuras, resgatando desse modo os desafios atuais e futuros que a indústria e a academia enfrentam para a implementação de circuitos e sistemas cada vez mais complexos.

Em vista disso, estarão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul destacados pesquisadores internacionais, com vasta experiência em seus campos de pesquisa. O Prof. Andre destaca que a Escola é um evento importante por trazer renomados especialistas mundiais da área para palestras em um mesmo local. “A UFRGS tem assumido um papel importante no cenário acadêmico mundial nesta área. O fato destes especialistas terem aceito vir até Porto Alegre e até a UFRGS é fruto do renome obtido internacionalmente no meio acadêmico”, acrescenta.

Dessa forma, a Escola de Síntese Lógica sediada na Universidade, e especialmente aqui no INF, abre um campo de possibilidades, já que legitima o renome que a UFRGS tem junto à área de EDA (Electronic Design Automation) e fomenta a criação de indústrias e atividades locais no futuro. “A Escola de Síntese Lógica é um sinal da reputação de toda a comunidade de EDA de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Esta reputação proporciona um networking que permitirá no futuro o desenvolvimento de uma indústria local inserida no ecossistema global, ajudando assim no desenvolvimento de Porto Alegre e do RS, com as universidades cumprindo seu papel social de geradoras de conhecimento”, finaliza o Profº Andre.   

Maiores informações e a programação completa podem ser obtidas em: http://inf.ufrgs.br/cass/ls/#org.

 

Abaixo, a lista de palestrantes e suas áreas de pesquisa:

Luca Amaru, da Synopsys (EUA)

– Clique aqui para detalhes sobre o pesquisador. 

Mihir Choudhury, da IBM (EUA)

– Clique aqui para detalhes sobre o pesquisador. 

Wolfgang Kunz, da Universidade de Kaiserslautern (Alemanha)

– Clique aqui para detalhes sobre o pesquisador. 

Rajit Manohar, de Yale (EUA)

– Clique aqui para detalhes sobre o pesquisador. 

Keshav Pingali, da UT Austin EUA)

– Clique aqui para detalhes sobre o pesquisador.

Vasant Ramabadran, da Cadence (EUA)

– Clique aqui para detalhes sobre o pesquisador. 

Mathias Soeken, da EPFL (Suíça)

– Clique aqui para detalhes sobre o pesquisador. 

 

Imagem de um grafo grande, oriundo da síntese lógica:

 

 

 

grafo3-1