Português English
Contato
Publicado em: 02/09/2019

Evento na SOFTSUL com Prof. Luciana Buriol

Evento no dia 11/09 na SOFTSUL com a Prof. Luciana Buriol com o tema "Algoritmos de Otimização: Gerando Soluções para Problemas Difíceis"

banner

banner

No dia 11 de setembro às 9h30min, a Prof.ª do INF Luciana Buril participará do CaféTECH na SOFTSUL – Associação do Rio Grande do Sul, sem fins lucrativos, que congrega as empresas desenvolvedoras de software (Rua Padre Chagas, 79, conj. 802, Moinhos de Vento Porto Alegre, RS). O CaféTECH é um encontro que reúne especialistas em tecnologia para debater temas atuais e importantes para a concepção de novos negócios digitais. O evento é por adesão e realizado mensalmente em parceria com o Instituto de Informática da UFRGS.

Tema:  Algoritmos de Otimização: Gerando Soluções para Problemas Difíceis

Estamos em tempo de grandes volumes de dados, problemas desafiadores, demandas para ontem, e utilizar recursos de forma otimizada pode ser o diferencial de uma empresa. Otimização é uma área da computação cujo objetivo é resolver problemas de forma a otimizar o uso de recursos, ao mesmo tempo que considera um conjunto de restrições. Um exemplo típico é o de roteamento de veículos: dado um conjunto de clientes a serem visitados (para entrega, coleta, ou outro fim), respeitando janelas de tempo pré-estabelecidas, o problema é determinar a ordem ótima de atendimento, ou seja, minimizando o tempo total gasto, e todas as visitas sejam feitas dentro das janelas de tempo. Neste encontro, será explicada a vantagem em utilizar algoritmos de otimização para resolver tais problemas, e que tipos de algoritmos são usados em cada caso. Ainda, serão apresentados alguns problemas de Porto Alegre que estão sendo resolvidos pelo grupo de Otimização do INF/UFRGS: roteamento de veículos, alocação de médicos plantonistas do HCPA, logística de atendimento médico domiciliar, e otimização em bike-sharing. Ideias sobre a resolução sobre tais problemas podem ser usadas em diversos outros contextos.

Moderadora: Luciana S. Buriol é professora do INF/UFRGS desde 2006. Ela se formou em computação na UFSM em 1998, fez mestrado e doutorado em otimização na UNICAMP, com estágio de doutorado de 15 meses na AT&T Labs, USA, e pós-doutorado na Università di Roma La Sapienza, Itália. Foi Presidente da Sociedade Científica da área na América Latina (Association of Latin-Iberoamerican Operational Research) e Vice-Presidente da Sociedade Mundial (International Federation of Operational Research Societies). Atualmente é a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação do INF/UFRGS.

As inscrições podem ser realizadas aqui.