Português English
Contato
Publicado em: 11/09/2018

Evento sobre a história da computação no INF

Acontece amanhã (12/09) aqui no INF o evento “A história da computação no RS e o papel da UFRGS”. Confira aqui a programação completa.

banner_hist_info1-1

Acontece amanhã (12/09) aqui no Instituto de Informática o evento “A história da computação no RS e o papel da UFRGS” com uma série de palestras durante todo o dia. As atividades, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, iniciam às 8h45min e se estendem até às 18h no Auditório do Prédio 43413 – Centro de Eventos do INF. Alguns dos painelistas confirmados são: Luiz Gerbase, Ricardo Felizzola, Marcelo Lubaszewski, Paulo Sá, Francisco Moser, Gilberto Machado, Luis Lamb, Daltro Nunes, André Ghignatti, Philippe Navaux, Sergio Bordini, Anatolio Laschuk, Sergio Pretto, Sergio Bampi, Ricardo Reis, Juergen Rochol, dentre outros.

A computação da UFRGS tem um papel importante na história da computação do Rio Grande do Sul, tendo sido a principal formadora dos recursos humanos que formaram o Polo de Tecnologia da Informação do Estado.  Teve um papel fundamental na formação de recursos humanos que formaram outros núcleos de computação em diversas universidades do Estado. Venha conhecer um pouco desta história, contada especialmente pelos pioneiros deste processo iniciado nos anos setenta, assim como esta história evoluiu até os dias de hoje. Pioneiros que criaram empresas como Altus, Digitel, Terra, STI, CEITEC e outras estarão presentes, assim como pioneiros no desenvolvimento da EDISA e seus computadores que conquistaram o mercado brasileiro de minicomputadores  na década de oitenta. O evento termina com um painel sobre as perspectivas de evolução da computação em nossa região.

Confira abaixo a programação completa:

8:45 – Abertura
9:00 – A contribuição da UFRGS na Historia da Computação do RS
Com Daltro José Nunes, Philipe Navaux, Ricardo Reis e Luciana Nedel.
10:30 – Coffee break
11:00 – A História  de empresas e produtos geradas a partir da UFRGS
Com Luiz Gerbase, Gilberto Machado, Juergen Rochol, Sergio Pretto, Anatolio LaschukSergio Bampi e José Antonio Antonioni.
12:30 – Almoço
14:00 – A História da Edisa
Com Sergio Bordini, Francisco Moser, Paulo Sá e Roberto Bins Ely.
15:30 – Coffee break
16:00 – Perpectivas de Cooperação Universidade-Empresa
Com Marcelo Lubaszewski, Ricardo Felizzola, Luis Lamb e André Ghignatti.
18:00 – Encerramento