Português English
Contato
Publicado em: 12/01/2017

Cooperação internacional é aprovada pela Capes

INF e Université Pierre et Marie Curie trabalharão em projeto sobre Bioinformática Estrutural

divulgacao projeto dorn3O Programa Geral de Cooperação Internacional da Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou um projeto de cooperação internacional entre o INF (Instituto de Informática) da UFRGS e a Université Pierre et Marie Curie (Paris/França). Entre as 19 propostas aceitas pela Capes está a do Laboratório de Bioinformática Estrutural e Biologia Computacional – Grupo de Bioinformática, intitulada “PadMetBio: Desenvolvimento de Methaurísticas Paralelas e Distribuídas para Problemas de Bioinformática Estrutural”, coordenada pelo Prof. Dr. Márcio Dorn.

Dentro da Bioinformática Estrutural, existem vários problemas que, até o momento, não apresentam um método computacional que possa garantir a qualidade mínima de suas soluções. Apesar dos avanços das tecnologias correntes e do poder computacional, clusters e computação em nuvem, não é possível deliberar uma solução para estes problemas. Dentre eles, dois são os mais desafiadores: a predição da estrutura tridimensional de macromoléculas e o problema de atracamento molecular presente na área de desenvolvimento de fármacos.

 O principal objetivo da pesquisa é unir a experiência e os trabalhos em desenvolvimento pelos estudiosos envolvidos nas áreas da Bioinformática Estrutural, Metaheurísticas e Computação Paralela e Distribuída, buscando construir soluções interdisciplinares e de alta qualidade para estes importantes problemas biológicos. O projeto de cooperação internacional aprovado no Programa Stic-Amsud 2016 envolve pesquisadores da UFRGS, Universidad Nacional de San Luis (Argentina), Universidad de Santiago de Chile (Chile) e Université Pierre et Marie Curie (França).