Publicado em: 26/03/2018

Palestra dia 28/03 aborda engenharia automatizada

Professor Leonardo Bezerra do IMD/UFRN estará no INF para ministrar a palestra "Avanços e aplicações da engenharia automática de algoritmos".

FOTO

Na quarta-feira, dia 28/03 às 10:30h, teremos a palestra aqui no Instituto de Informática “Avanços e aplicações da engenharia automática de algoritmos” com o Prof. Leonardo Bezerra do IMD/UFRN (Instituto Metrópole Digital), que ocorrerá no Auditório Castilho no prédio 43424 (72).

Esta palestra se concentrará no cerne teórico da engenharia automatizada, isto é, na intersecção entre as áreas de otimização e aprendizado de máquina. Além de ilustrar casos de aplicação, também serão discutidas as principais áreas de expansão para a próxima década, como a intersecção entre a engenharia automatizada e a otimização multi-objetivo. O uso de técnicas heurísticas para a seleção, configuração e design de algoritmos heurísticos é uma área em forte expansão ao longo da última década. Desde os primeiros trabalhos sobre configuração automatizada de algoritmos, esta área de pesquisa se expandiu e hoje é possível encontrar casos bem sucedidos de aplicação na indústria e na academia, abrangendo solvers, otimizadores e classificadores, dentre outros.

Leonardo Bezerra é professor adjunto no Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sua pesquisa atual em engenharia automática de algoritmos aplicada a cidades inteligentes e big data expande sua pesquisa iniciada no doutorado, realizado na Université Libre de Bruxelles. Suas principais publicações envolvem o design automático de algoritmos evolucionários multi-objetivo, tema de sua tese.

FOTO

Na imagem, um resumo do que a palestra tratará.