Português English
Contato
Publicado em: 30/10/2019

Palestras com Dr. Mauricio Resende, Amazon – EUA

“INF – UFRGS 30 anos” dias 5 e 6/11: Dr. Mauricio Resende, Amazon - EUA.

BANNERS INF SITE

Em comemoração aos 30 anos do Instituto de Informática, uma série de atividades vem ocorrendo no INF ao longo deste segundo semestre, tendo como slogan a campanha “INF – UFRGS 30 anos”. Na próxima semana, nos dias 5 e 6/11, teremos duas palestras, uma em cada dia, com o Dr. Mauricio Resende, Cientista Pesquisador Principal da Amazon em Seattle, Estados Unidos. Os dois eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

A palestra do dia 5/11 será às 13h30min no Auditório do Prédio 43.413 (67) e terá como título “Otimização de Logística na Amazon: Big Data & Pesquisa Operacional em Ação”. A Amazon.com é a maior empresa de comércio eletrônico do mundo, com milhões de vendas e entregas em um dia típico. Logo, transformar essa complexa operação logística em realidade requer a solução de muitos problemas clássicos de pesquisa operacional. Na palestra, serão debatidos alguns dos principais problemas de otimização nas operações de logística da empresa. 

Já no dia 6/11 a palestra ocorrerá às 10h30min, também no Auditório do Prédio 43.413 (67), com a temática “Trinta e Cinco Anos de Colaboração Indústria-Universidade”. Nesse dia, o Dr. Mauricio Resende irá relatar sua experiência de colaboração entre a indústria e a universidade ao longo dos últimos 35 anos. A indústria é uma fonte de problemas, dados e outros recursos para pesquisadores da academia, ao passo que a universidade é uma fonte renovável de talentos humanos e ideias novas para a indústria. Como se dá o diálogo entre esses dois campos? Esse será um dos tópicos abordados.

Um pouco mais sobre o palestrante

Mauricio G. C. Resende passou a infância em Seropédica (RJ), West Lafayette, Indiana, Amherst e Massachusetts. Graduou-se em Engenharia Elétrica (concentração em sistemas) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez mestrado em pesquisa operacional na Georgia Tech, em Atlanta, e se doutorou em Pesquisa Operacional (com minors em Ciência da Computação e Sistemas de Informações) na Universidade da Califórnia em Berkeley. É reconhecido por suas contribuições nas áreas de otimização e algoritmos, como, por exemplo, GRASP, BRKGA e métodos de pontos interiores para programação linear e fluxos em redes. É autor de mais de 200 artigos e autor ou editor de sete livros, entre os quais Optimization by GRASP, Handbook of Applied Optimization, Handbook of Optimization in Telecommunications e Handbook of Heuristics. Tem 15 patentes nos EUA. Sua obra científica tem mais de 25 mil citações no Google Scholar, onde seu índice-h é 75. É membro do corpo editorial de vários periódicos internacionais, incluindo Networks, Discrete Optimization, J. of Global Optimization, RAIRO e ITOR, assim como dos periódicos nacionais Pesquisa Operacional e Produção. É Fellow do INFORMS, a sociedade de pesquisa operacional dos EUA. Antes de ingressar na Amazon como cientista pesquisador principal, em 2014, Resende teve uma carreira de cientista pesquisador no Departamento de Fundamentos Matemáticos da Computação na AT&T Bell Labs e no Departamento de Pesquisa em Algoritmos e Otimização na AT&T Labs Research em Nova Jersey. Foi engenheiro de Furnas na Assessoria de Métodos e Modelos antes de fazer seu doutorado. Desde 2016, Resende também é Professor Afiliado de Engenharia Industrial e Sistemas na Universidade de Washington em Seattle.

 

Continue nos acompanhando no “INF – UFRGS 30 anos”.

Confira aqui o site do Colóquio INF – UFRGS 30 anos.

Já nos segue no Instagram? Acesse o perfil aqui. 

Quer aderir à nossa campanha no Facebook: “Faço parte dessa história!”? Confere aqui

Colabore com a campanha “Queremos nos reconectar com você” acessando a pesquisa aqui.

Além disso, interaja com a hashtag #InfUFRGS30anos.