Publicado em: 08/11/2019

Parceria do INF com o TRF4: curso de inteligência artificial

Colaboração entre os docentes da UFRGS e os técnicos do TRF4 para a disseminação do conhecimento e aprimoramento da utilização da inteligência artificial na administração pública.

foto

O curso capacita servidores para trabalhar com a tecnologia de inteligência artificial.

A Inteligência Artificial (IA) vem, pouco a pouco, permeando em diversos domínios como uma importante tecnologia que possibilita o desenvolvimento de sistemas com capacidade de lidar com problemas de forma mais autônoma. Através da análise de grandes volumes de dados para detecção de regularidades nos dados e padrões de trabalho, a IA permite desenvolver sistemas capazes de automatizar ações repetitivas. Dentre os diversos benefícios introduzidos, pode-se destacar a redução de custos e aumento de produtividade.

Tendo em vista o potencial da IA de conferir maior agilidade ao sistema judiciário, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está investindo na capacitação de seus servidores para lidar com os desafios de incorporar a IA nos projetos em desenvolvimento pelo setor de Tecnologia da Informação (TI). A iniciativa da Diretoria de TI do TRF4 contou com a colaboração dos professores do Instituto de Informática Bruno Castro da Silva e Mariana Recamonde Mendoza, que ministraram o curso “Fundamentos de Aprendizagem de Máquina e de Processamento de Linguagem Natural” para uma turma de aproximadamente 15 servidores da área de TI.

O curso teve uma duração de 24 horas e foi realizado no prédio sede do TRF4, em Porto Alegre, no mês de outubro de 2019. O principal objetivo foi nivelar o conhecimento teórico dos funcionários acerca dos algoritmos de aprendizado de máquina, a fim de possibilitá-los alcançar melhores resultados práticos no uso desta tecnologia para resolver problemas em projetos futuros. Como possíveis aplicações destacadas pelos cursistas, está o desenvolvimento de sistemas que reduzam o retrabalho, melhorem o processo e acelerem a tramitação das ações processuais.

Marlon Barbosa Silvestre, diretor da Secretaria de Sistemas Judiciários e aluno do curso, destaca a importância da integração entre as instituições TRF4 e UFRGS nesta iniciativa e avalia como exitosa a experiência. De acordo com Silvestre, um ponto fundamental nesta parceria é a oportunidade de unir todo o conhecimento desenvolvido pelas universidades a problemas que surgem com a prática do dia a dia no judiciário. Conforme destacaram os professores Bruno e Mariana, a colaboração entre o INF/UFRGS e o TRF4 para a disseminação do conhecimento e aprimoramento da utilização da inteligência artificial na administração pública e na prestação jurisdicional é um exemplo de como o conhecimento científico gerado nas universidades pode ser transferido para outras instituições, promovendo assim um impacto ainda maior na sociedade.