Português English
Contato
Publicado em: 31/10/2018

Pesquisa do INF é premiada por programa do Google

A pesquisa do Prof. Marcus Ritt com o doutorando Alex Gliesch foi premiada pelo programa de fomento à pesquisa científica do Google.

A pesquisa intitulada “Algoritmos heurísticos para a alocação justa de terras e problemas de distritamento”, do Professor Marcus Ritt com o seu doutorando Alex Gliesch, foi premiada, em um evento na semana passada em Belo Horizonte – MG, pelo programa de fomento à pesquisa científica do Google, o Google Research Award Latin America. Dentre os 300 projetos candidatos, o trabalho do Prof. Marcus com Alex ficou entre os 26 selecionados. Desses, 17 projetos são do Brasil, 5 são da Colômbia, 2 da Argentina, um do México e um do Peru.

Segundo o Google, os vencedores, que atualmente servem como mestres ou doutorandos, professores ou tutores, têm promovido iniciativas científicas que buscam melhorar o nosso ambiente, intervindo em diferentes campos, tais como a aprendizagem de máquina, desenvolvimento de aplicativos móveis, saúde, educação, infraestrutura, entre outros. Apontando ainda que todos os 26 projetos vencedores reafirmam o compromisso de promover a pesquisa na América Latina, apoiando a academia e aprimorando o espírito inovador dos pesquisadores.

Falando sobre o assunto pesquisado, Alex conta que “o objetivo principal é fazer a subdivisão de parcelas de terra em lotes menores de forma balanceada, dentro do contexto de projetos de reforma agrária”, para isso, trabalham em colaboração com a UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a UFV (Universidade Federal de Viçosa)”. Dessa forma, o reconhecimento é importante por que evidencia a relevância do tema, e ajuda a divulgar a pesquisa para o mundo e assim atrair a atenção de colaboradores e patrocinadores, acrescenta Alex.

Todas as fotos do evento ocorrido em Belo Horizonte podem ser conferidas aqui.

FOTO @NereuJr

FOTO @NereuJr