Publicado em: 04/09/2018

Profª Karin recebe três prêmios no SBBD 2018

A Profª Karin Becker recebeu três premiações na última edição do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD).

KarinPremioCastilho

Profª Karin Becker no SBBD 2018.

A Professora do Instituto de Informática Karin Becker recebeu 3 prêmios na última edição do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD) que ocorreu no Rio de Janeiro nos dias 25 e 26 de agosto. Desde 1986, o evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços na área. Tradicionalmente, o SBBD tem cerca de 200 participantes e é o maior evento da América Latina para a apresentação e discussão de resultados de pesquisas relacionadas ao campo de banco de dados.

Dentre as premiações, houve a de melhor artigo do evento (Prêmio Mauro Volkmer de Castilho) para um trabalho de autoria de Jonathas Harb e a Profª Karin Becker, sobre análise de sentimentos em tweets sobre eventos terroristas. Jonathas é aluno do PPGC, orientado pela Profa. Karin. Criado em 1997, é a primeira vez que a UFRGS recebe este prêmio. Além deste, a Profª. Karin recebeu o prêmio de melhor revisora, reconhecimento criado em 2017 que seleciona pesquisadores que entregaram revisões de qualidade e dentro do prazo. E, por fim, também foi anunciada como pesquisadora homenageada no SBBD 2019 que ocorrerá em Fortaleza.

Todos os anos, a Comissão Especial de Banco de Dados (CEBD) seleciona um pesquisador da comunidade brasileira de banco de dados por sua contribuição científica à área para ser homenageado. “Além de minha contribuição científica, foi muito destacada pela CEBD a minha contribuição ao SBBD desde as suas primeiras edições”, conta a Profª Karin. Já receberam esta distinção aqui no Instituto de Informática os Professores Carlos Heuser (2009) e José Palazzo (2017).

O INF parabeniza a Profª Karin Becker pelas premiações recebidas, que reconhecem longos anos de dedicação à pesquisa e suas contribuições ao SBBD ao longo de muitas edições.