Publicado em: 14/05/2018

Professor e alunos do INF viajam para Workshop no UK

O Professor Paolo Rech e os alunos Fernando Fernandes, Fabiano Libano, Caio Lunardi e Gabriel Piscoya viajam para workshop e experimentos de radiação no Reino Unido.

ISIS2

O Professor aqui do Instituto de Informática, Paolo Rech, está organizando um workshop sobre a tolerância à falhas em self-driving cars (workshop on Self-driving Cars and Reliability) no ISIS Neutron and Muon Source, laboratório conhecido por ser uma referência em pesquisas na área, próximo a Oxford, na Inglaterra. Será realizado no fim deste mês, no dia 31 de maio.

Diante disso, o SFTC (CAPES do Reino Unido), se interessou e se dispôs em pagar as despesas do Professor Paolo Rech e mais 4 alunos que estarão participando do evento: Fernando Fernandes (doutorando do PPGC), Fabiano Libano (mestrando do PGMICRO), Caio Lunardi e Gabriel Piscoya (alunos da graduação). Assim, todos ficarão 3 semanas no laboratório ISIS para fazer experimentos em radiação e avançar nas pesquisas.

Segundo o Prof. Paolo, o mais interessante da experiência é o interesse da indústria nesse tipo de evento, já que na programação estão previstas palestras da NVIDIA, da Intel, da Xilinx, da AMD e da ARM, o que acaba possibilitando a interação direta com este segmento. Ainda segundo ele, esse é um dos poucos laboratórios no mundo que permite avaliar realisticamente a taxa de falhas de componentes eletrônicos e sistemas computacionais, tais quais os usados nos carros self-driving, logo, as indústrias de chip estão todas competindo pra conseguir realizar um dispositivo com ótima performance, mas também com alta tolerância a falhas, o que não é fácil.

Estar em um local que é centro de pesquisa é importante, pois além de dar visibilidade ao INF, propicia uma experiência única aos alunos, que saem com uma bagagem de conhecimento da área muito maior, já que discutem diretamente com os pesquisadores da indústria e recebem um retorno imediato acerca de suas pesquisas. Ainda nesse sentido, o Prof. Paolo coloca que espera criar novos projetos e fomentar parcerias a partir dessa troca entre universidade e indústria.

Abaixo, fotos do laboratório ISIS Neutron and Muon Source.

ISIS1

ISIS2