Publicado em: 13/03/2018

Prof. Flávio Wagner assume Presidência na ISOC BR

A ISOC é uma associação sem fins lucrativos que defende uma internet aberta, segura, confiável, colaborativa, inovadora e inclusiva.

No mês passado, o Profº Flávio Rech Wagner assumiu a posição de Diretor-Presidente do capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC) para um mandato de três anos. A ISOC é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1992, com atuação internacional, que tem por missão construir e apoiar as comunidades que fazem a Internet funcionar; avançar o desenvolvimento e a aplicação da infraestrutura, tecnologias e padrões abertos da Internet; e defender políticas públicas que sejam consistentes com seus princípios para a Internet – uma rede aberta, segura, confiável e universalmente acessível, dando apoio à inovação, à criatividade e às oportunidades comerciais.

Completando seus 25 anos de vida no ano passado, ela vem assumindo nos últimos tempos enorme protagonismo internacional, principalmente pela defesa destes princípios, que se faz através tanto do apoio a atividades técnicas, como da ação política junto a governos, grandes empresas e organismos internacionais. Neste papel, a ISOC tem obtido enorme impacto em todos os setores da sociedade para a manutenção e expansão da Internet tal qual a conhecemos hoje.

Segundo o Profº Flávio, no Brasil, a ISOC ainda não tem a mesma relevância que já alcançou em outros países e no cenário internacional, portanto, ao assumir a função ele diz que pretende dar uma importante contribuição na defesa dos valores defendidos pela entidade junto aos diversos setores da sociedade brasileira, tanto pela promoção de atividades como pela ação política. “Essa defesa certamente precisará ocorrer em parceria com outras entidades relevantes e já muito atuantes em nosso país, como o CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e entidades da sociedade civil”, defende o Profº Flávio, reiterando que procurará atuar em estreita cooperação com as universidades e com as sociedades científicas, em particular com a SBC.

É objetivo dos capítulos executar um programa variado de eventos e atividades que dão apoio aos princípios e missão da ISOC, incluindo, por exemplo:

– Eventos educacionais: Educar membros ou o público geral sobre assuntos relacionados à Internet, como segurança, acesso em banda larga, IPv6, segurança das crianças, neutralidade da rede e muito mais.

– Programas para comunidades: Assegurar acesso à Internet para pessoas economicamente vulneráveis ou com deficiências, cobrindo áreas como hardware, software e melhores práticas.

– Políticas públicas: Informar pessoas responsáveis por políticas públicas a respeito de assuntos relacionados à Internet, como neutralidade de rede, proteção de marcas, censura ou direitos humanos, por exemplo.

– Eventos de networking: ajudar membros a se conectar com outras pessoas que compartilhem o interesse de levar o benefício da Internet para todos.

O escritório (ou capítulo) brasileiro da ISOC, conhecido como ISOC BR, reúne mais de 1.300 sócios. Ele tem estado pouco ativo nos últimos anos e é objetivo do Profº Flávio ampliar sua relevância, promovendo ações que façam sentido no contexto brasileiro, especialmente apoiando-se em parcerias com outras entidades já ativas em nosso ecossistema da Internet. A atuação do Profº Flávio vai caminhar exatamente nesse sentido, a fim de que a associação cresça e ganhe espaço no Brasil. É importante citar que a instituição possui mais de 90 escritórios locais (capítulos) e mais de 100 mil membros individuais e institucionais (entidades e empresas) espalhados pelo mundo.

Vejam mais em http://www.isoc.org

isoc