Português English
Contato
Publicado em: 30/11/2019

Projeto que INF participa se destaca na ANP

Projeto que desenvolve o robô Annelida foi um dos 3 finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica.

premio

O Projeto Annelida, coordenado pelo Professor do Instituto de Informática Dante Barone, com a participação dos também Professores do Instituto Anderson Maciel e Luciana Nedel, além de diversos alunos do INF, foi um dos 3 finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, e recebeu homenagens no Rio de Janeira na quinta-feira (28/11). O projeto é financiado pela Petrobrás. 

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que representem inovação tecnológica para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com recursos da Cláusula de PD&I presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P).

O Projeto reconhecido no RJ culmina no desenvolvimento do robô Annelida, uma unidade robótica remotamente controlada para realizar a quebra de hidrato e a remoção de parafina sem sonda em dutos rígidos e em linhas flexíveis não-pigáveis. Esse robô é inserido na linha a partir da plataforma, se desloca até a obstrução utilizando um mecanismo peristáltico com sistema de auto-travamento, realiza a remoção do hidrato ou parafina através de uma reação local controlada de aquecimento, retorna para a plataforma, e é recolhido. Isso possibilita uma redução de milhões de reais em diárias de sonda e de bilhões na redução do lucro cessante.

A complexidade do projeto exigiu das instituições parceiras o desenvolvimento de 14 novas tecnologias. Entre elas estão sistemas de aquecimento, de alimentação, sensoriamento, controle e comunicação, transmissão de carga, vasos de pressão, até um processo específico de análise de risco.