Publicado em: 12/08/2009

Projeto Roboteka

O Prof. Dante Barone do Instituto de Informática, esteve em Goiânia nos dias 11 e 12 de agosto, para atividades do Projeto Roboteka – Robótica Educacional, que é financiado pelo Ministério da Educação (MEC).  A abertura da evento contou com a presença da secretária de educação do Estado de Goiás, Milca Severino Pereira. Também estavam presentes membros da equipe do projeto ( M.S. Marcelo Gomes, doutorando pelo PGIE e Acad. Felipe Chies, bolsista do PET Computação – UFRGS).

Na oportunidade, foi realizada pela Secretaria da Educação do Estado de Goiás uma reunião de apresentação do projeto. O objetivo do projeto é desenvolver e utilizar ferramentas de software e hardware que tornem as aulas mais estimulantes para professores e alunos do Ensino Médio e os auxiliem na construção do conhecimento teórico e prático. Um piloto do projeto será desenvolvido em Goiás, em 12 escolas estaduais de Ensino Médio. Se for aprovado pelo MEC, há a possibilidade do projeto de ser implantado em todo o país.
No encontro, o Prof. Dante Barone se reuniu com as 12 escolas goianas participantes do projeto piloto, que irá oferecer cursos de formação em robótica a 10 professores tutores e 70 alunos do Ensino Médio da rede pública. A formação permitirá, entre outras vantagens, capacitar professores a utilizar a robótica no cotidiano da sala de aula, inclusive integrando-a a conteúdos de outras disciplinas; e utilizar a robótica como instrumento de inclusão digital e de disseminação de novas tecnologias.