Publicado em: 17/11/2009

Série de Seminários do INF, dia 20/11, com Prof. Renato Z. Flores

Nesta sexta-feira dia, 20 de novembro, às 11h, o Prof. Renato Z. Flores do Departamento de Genética (UFRGS) irá apresentar a palestra intitulada “Neurobiologia da consciência: os computadores vão ser pessoas?” no auditório José M. V. de Castilho (verde) no Instituto de Informática.

Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS

Sexta-feira – 20/11/2009
Local: Auditório José Mauro Volkmer de Castilho
Instituto de Informática
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Título: Neurobiologia da consciência: os computadores vão ser pessoas?
Palestrante: Prof. Renato Z. Flores
Departamento de Genética, UFRGS

Resumo: Os estudos atuais sobre consciência não preescrevem a possibilidade de que computadores se tornem pessoas (se tornem conscientes) no futuro. Os argumentos utilizados pelos críticos da IA forte são usualmente psicológicos e não tem apoio nas neurociências. A consciência começa ser descrita em termos formais e sugere-se que possa ser quantificada.

Sobre o Palestrante: médico, mestre e doutor em Genética e Biologia Molecular. Professor do Depto. de Genética da UFRGS