Publicado em: 02/07/2009

Série de Seminários do INF

Nesta sexta-feira dia 3 de julho às 12:45, o Professor Walter Cybis do D.E.S.S. de Ergonomia de Software da Ecole Polytechnique de Montréal irá apresentar a palestra intitulada Abordagem de Monitoramento de Usabilidade baseada na Análise de Logs Orientada a Transações.

SEXTA-FEIRA, 03 de julho de 2009
Duração: 45min
Local: Auditório Prof José M. V. de Castilho
Palestrante: Dr. Walter Cybis, Prof. do D.E.S.S. de Ergonomia de Software da Ecole Polytechnique de Montréal
Título: Abordagem de Monitoramento de Usabilidade baseada na Análise de Logs Orientada a Transações

Resumo:
Nesta palestra Walter Cybis vai falar sobre ergonomia e usabilidade de interfaces humano-computador. Em particular, ele vai apresentar o estado de desenvolvimento atual do projeto UseMonitor, cujo objetivo é a automatizar o monitoramento da usabilidade real que se estabelece entre sistemas informatizados e seus usuários.

A abordagem que está sendo desenvolvida baseia-se na análise de dados de log orientada a transações. Este tipo de análise permite a identificação de situações evidentes (não ambíguas) de perda eficiência por parte dos usuários a partir da inferência de sua intenção nas transações que realiza com o sistema.

Os resultados de um recente estudo de validação mostraram que estas situações correspondem a problemas de usabilidade reais. Eles mostraram também que o nível de cobertura dos problemas identificados é suficiente para apontar aspectos nos quais a interface de uma nova versão de um sistema ou site Web proporciona mais ou menos facilidade de uso do que a sua predecessora.

Estes resultados autorizam a entrada em serviço de um novo tipo de analisador de dados de logs voltado para o monitoramento da usabilidade. Os detalhes da abordagem , do estudo e do serviço que implementa esta abordagem serão apresentados na palestra.

Sobre o palestrante:
Walter Cybis possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Foi professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina entre 1994 e 2007, ministrando cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Usabilidade e Ergonomia de Interfaces Humano Computador. Neste período criou e dirigiu o LabiUtil, primeiro laboratório de usabilidade da informática no Brasil. Desenvolveu atividades de ensino e pesquisa junto ao INRIA – Institut National de Recherche en Informatique et Automatique e Univerisidade de Metz, França. Atualmente atua como professor do DESS em Ergonomia de Software da École Polyetchnique de Montréal. Tem interesse nos seguintes temas: interface humano-computador, ergonomia e usabilidade.