Publicado em: 04/07/2018

UFRGS na 2ª edição da DAC Art Show

O Professor do INF Ricardo Reis e o aluno da ECP Eder Monteiro foram destaques na 2ª edição do DAC Art Show em San Francisco.

1art

Ocorreu entre os dias 24 e 28 de junho, a 2ª edição da DAC Art Show, evento realizado juntamente à 55ª edição da DAC (Design Automation Conference), em San Francisco, Califórnia. A DAC é reconhecida como a principal conferência para design e automação de sistemas eletrônicos, já a DAC Art Show, ainda recente, busca organizar exposições mostrando uma visão artística de chips e uso de ferramentas de EDA. Ou seja, querem mostrar a beleza dos dispositivos eletrônicos através de fotografias e gravuras.

Os participantes foram convidados a submeterem imagens digitais registrando seus respectivos trabalhos, dentre essas, algumas foram selecionadas, impressas e exibidas na DAC Art Show. Após, elas foram julgadas em algumas categorias, como: Most inspiring; Most insightful; e Grand Prize – Best piece out of all categories.

A UFRGS teve 13 imagens dentre as 34 imagens selecionadas para a DAC Art Show desse ano. Dentre essas, 12 são fotografias de chips realizados pelo Professor do Instituto de Informática Ricardo Reis, e uma imagem de visualização de algoritmo de roteamento de circuitos, realizada pelo aluno Eder Monteiro, da Engenharia de Computação. Com essa gravura, o Eder ganhou o Prêmio de “Most inspiring”.

Os vencedores de cada categoria receberam um troféu e também estarão na capa da revista IEEE Design & Test. Além disso, todos que submeteram trabalhos que foram usadas na exposição, puderam levar pra casa os quadros exibidos no evento. Em breve estes quadros serão exibidos no INF.

Abaixo, alguns registros da DAC Art Show.

1art

Algumas das imagens selecionadas.

2art

Professor Ricardo Reis ao lado de três de suas imagens selecionadas.