Grupos de Pesquisa | Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Interação

Os objetivos do grupo são bastante diversificados cobrindo vários temas dentro de quatro grandes áreas: Computação Gráfica, Visualização, Interação e Processamento de Imagens. Projetos desenvolvidos pelo grupo envolvem técnicas de visualização de informações, interação 3D e interação não-convencional, aplicações médicas, modelagem e “rendering” de cenas com realismo, fotografia computacional e animação, assim como técnicas de processamento de imagens e visão computacional.

Pesquisadores Membros do Grupo

Temas de Pesquisa

• Avaliação da qualidade da visão humana: Projeto de dispositivos móveis e algoritmos para avaliar a qualidade da visão humana; modelagem das deficiências da visão de cor; recoloração de imagens para indivíduos com deficiência de visão de cor.
  • Interação: Estudo e desenvolvimento de técnicas de interação para aplicações de visualização científica e de informações; estudo e desenvolvimento de técnicas de interação para jogos, ambientes 3D, de realidade virtual imersiva e para uso com dispositivos móveis; proposta de novos dispositivos para interação não-convencional; estudo de técnicas de interação para uso com tiled displays e displays públicos; desenvolvimento de aplicações interativas multimodais adaptáveis às necessidades do usuário ou do dispositivo disponibilizado; avaliação de usabilidade de técnicas de interação.
  • Modelagem e Rendering: Aplicações de GPU em jogos de computadores e animação; “rendering” em tempo real; “rendering” fotorealístico; modelagem de fenômenos naturais; modelagem para ciências da vida.
  • Processamento de imagens: Filtragem em tempo real  de imagens e vídeos em espaços de alta dimensionalidade; extração e sumarização de imagens e vídeos para recuperação de conteúdo e indexação; reconhecimento automático de faces, codificação e armazenamento de dados visuais; fotografia 3D.
  • Processamento de vídeo e áudio: Captura e processamento de vídeo em tempo real para aplicações em vídeo-cirurgia; síntese de áudio em tempo real para aplicações em música utilizando hardware gráfico programável.
  • Simulação baseada em ambientes virtuais: Simulação de fluidos; simulação de comportamento personalizável de personagens em ambientes virtuais; planejamento de caminhos em ambientes dinâmicos para ambientes virtuais e robôs.
  • Visualização de informações: Técnicas de visualização de informações: dados hierárquicos, redes sociais, dados científicos e dados volumétricos; avaliação de usabilidade de técnicas de visualização

Projetos de Pesquisa com colaboração Internacional e Nacional

• Cooperação Internacional Brasil-USA (CNPq/NSF): Representação e visualização de modelos 3D: UFRGS, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Universidade de Utah, Estados Unidos.
  • Cooperação Internacional Brasil-Alemanha (CAPES/PROBAL): Modelagem Geométrica: Reconstrução 3D a partir de Imagens e Pontos; Visualização a partir de Dados Amostrados. Participantes: UFRGS, USP-São Carlos, Universidade de Stuttgart.
  • Cooperação Internacional Brasil-Bélgica (CNPq/FNRS): Visualização interativa e manipulação de imagens e dados para aplicação médicas. Participantes: UFRGS, UCL (Université catholique de Louvain), Louvain-la-Neuve e UFF.
  • Cooperação Internacional Brasil-India (CNPq): Visualização exploratória de ambientes 3D. Participantes: UFRGS, Indian Institute of Technology, Delhi.
  • Cooperação Internacional Brasil-França (CAPES/COFECUB): Representação e visualização de dados agregados por similaridade. Participantes: UFRGS, Universidade Paul Sabatier, Toulouse, e UFSC.
  • Cooperação Internacional Brasil-França (CNPq/INRIA): Métodos de avaliação, guias de projeto e ambientes para realidade virtual e visualização de informações. Participantes: UFRGS e INRIA (França).
  • Visualização e análise de séries temporais. Participantes: UFRGS, USP-São Carlos, New York University.
  • Sistema de múltiplos displays basedado em cluster de GPUs . Participantes: UFRGS, University of Stuttgart.
  • Hierarchical Video Summarization for Fast Content Browsing: Sumarização de vídeo para acesso rápido ao conteúdo. Participantes: University of Toronto e University of North Carolina.