Projetos de Pesquisa | Sistemas de Computação para E&P de Petróleo

Coordenador: Taisy Silva Weber
Projeto: Fomento à formação de recursos humanos em Modelos de Informação e Infra-estrutura em TI por meio da criação do PRH-PB17
Agência/Modalidade: Ação de Parceria
Parceiros: Petrobrás S.A.
Início: 21/11/2011
Conclusão: 22/12/2015
Resumo: Visa a complementar a formação dos alunos nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em temas relacionados à Ciência da Computação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, gerar pesquisa aplicada e promover a especialização de profissionais para atender a demanda do setor de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis, por meio da aplicação de recursos provenientes da Cláusula de Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento prevista nos contratos de concessão.

Coordenador: Mara Abel
Projeto: Simulação numérica da evolução geoquímica das rochas-reservatórios de petróleo
Agência/Modalidade: CNPq
Início: 10/12/2012
Conclusão: 10/12/2015

Coordenador: Mara Abel
Projeto: Modelagem numérica dos processos e padrões diagenéticos e seu impacto sobre a qualidade e heterogeneidade de reservatórios
Agência/Modalidade: Ação de Parceria
Parceiros: Petrobrás S.A.
Início: 07/11/2011
Conclusão: 05/11/2013
Resumo: Tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de códigos numéricos e sistemas computacionais para modelagem numérica geoquímica da origem e evolução diagenética de reservatórios para a caracterização e previsão de suas heterogeneidades e qualidade. O resultado esperado é um conjunto de sistemas que auxiliem na compreensão da evolução diagenética e na previsão de sua qualidade dos reservatórios, através da simulação parametrizada e visualização dos processos diagenéticos e padrões de fluxo de fluidos.

Coordenador: Mara Abel
Projeto: CEIPETRO – Cei Incubação e Pré Incubação produtos e serviços inovadores para suporte cadeia Óleo e Gás
Agência/Modalidade: FINEP/CT PETRO
Parceiros: CEI
Início: 18/12/2008
Conclusão: 18/11/2011
Resumo: Suporte à incubadora do Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS para a seleção e apoio de projetos de TI voltados a cadeia de petróleo, para propiciar a criação e desenvolvimento de empresas inovadoras e competitivas nesse setor. O projeto oferece apoio para a transformação de produtos de pesquisa em produtos de mercado, auxilio na estruturação da empres e apoio em duas fases iniciais.