Português English
Contato

Projetos de Pesquisa | Sistemas de Informação

Coordenador: Ingrid de Oliveira Nunes
Projeto: Desenvolvendo Agentes BDI Efetivamente com uma Abordagem Dirigida a Modelos
Agência/Modalidade: CNPq
Início: 18/11/2014
Conclusão: 30/11/2017
Resumo: Sistemas multi-agentes compostos por agentes cognitivos é uma abordagem promissora para resolver problemas atuais em diferentes domínios, que envolvem sistemas cada vez mais autônomos e pró-ativos. Um dos modelos mais amplamente utilizados para o desenvolvimento de agentes cognitivos é o modelo BDI (do inglês, belief-desire-intention). Uma de suas principais vantagens é a flexibilidade de se escolher entre diferentes planos para atingir um objetivo e, para alcançar este benefício, algoritmos especializados devem ser selecionados. Apesar de diversas técnicas terem sido propostas abordando o processo de seleção de planos — bem como outros aspectos de agentes BDI — elas exigem muitas customizações e adaptações para ser usadas em aplicações específicas, exigindo conhecimento especialista para serem adotadas, o que é uma verdadeira barreira para a adoção em larga escala desse tipo de tecnologia de agentes. Neste projeto, propõe-se uma abordagem baseada em modelos que permite a modelagem de agentes BDI instanciados de um modelo BDI estendido, que omite detalhes de implementação permitindo o seu uso por desenvolvedores de software mainstream. Instâncias deste modelo serão então utilizadas para a geração automática de código fonte de agentes com capacidades cognitivas avançadas como, por exemplo, a seleção de um plano adequado de acordo com um dado contexto. Este projeto será desenvolvido por pesquisadores e alunos de pós-graduação do Programa de Pós-graduação da UFRGS juntamente com pesquisadores da King’s College London.


Coordenador: Karin Becker
Projeto: SentiObserver: análise de sentimentos baseada no ponto de vista do observador
Agência/Modalidade: CNPq/Editais Universais
Início: 19/11/2014
Conclusão: 30/11/2017
Resumo: A mineração de opiniões permite o processamento automático da opinião pública a partir de fontes de dados ricas e variadas disponíveis na Web. Contudo, a opinião é subjetiva e depende do observador. Além disto, normalmente o conteúdo subjetivo é interpretado segundo uma polaridade positiva e negativa, o que é uma forma muito limitada de sentimento. O presente projeto propões métodos e técnicas para: a) mineração de opiniões segundo ponto de vista do observador; b) análise de contradição; e c) mineração de emoções usando técnicas multilíngues, como forma de vencer a escassez de recursos em português


Coordenador: Renata Galante
Projeto: Suporte a consultas temporais estruturadas sobre páginas objeto na WEB
Agência/Modalidade: CNPq/Editais Universais
Início: 01/12/2014
Conclusão: 30/11/2017
Resumo: O tema proposto para este projeto é a adaptação do serviço oferecido pelos motores de busca para permitir a realização de consultas mais expressivas sobre páginas que descrevem um único objeto do mundo real. Essa adaptação inclui: (i) a especificação de uma linguagem de consulta para a Web, que possui suporte temporal; (ii) a definição de uma estratégia para identificar páginas que descrevem um único objeto do mundo real; (iii) a utilização de uma estratégia de extração das informações temporais de páginas Web; e (iv) a criação de uma proposta de indexação das páginas, de forma a permitir a construção das consultas.


Coordenador: Lucinéia Heloisa Thom
Projeto: Modelagem Ontológica de Processos de Negócio (Ontological Business Process Modeling) – MOP
Agência/Modalidade: CAPES/STIC AmSud
Parceiros: UFRGS, TELECOM SudParis, CIDISI (Centro de I+D de Ingeniería en Sistemas de Información) – Universidad Tecnológica Nacional – Facultad Regional Santa Fe
Início: 01/01/2014
Conclusão: 01/01/2016
Resumo: A modelagem de processos com características dinâmicas e vocabulário especialista, tais como processos de saúde é complexa. Tal complexidade ocorre não apenas por causa da diversidade destes processos, mas também porque requerem o conhecimento de termos de domínio específicos, os quais podem levar a problemas de interpretação, ambiguidades e mal-entendidos entre os analistas de processos e os especialistas de domínio. Em diversos domínios da saúde, o gerenciamento do conhecimento médico é tarefa crítica, sendo necessário em diversas situações: para melhorar o estado de saúde do paciente, para comparar processos de saúde semelhantes, para comparar prescrições. Neste contexto, obter conhecimento de domínio a partir de ontologias pode ser uma solução eficiente. Considerando estes aspectos, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma abordagem (metodologia), a qual possibilite criar uma ontologia preliminar a partir de informações obtidas em modelos de processo. Tal ontologia é considerada preliminar, pois deve ser complementada por um especialista. A ontologia pode, então, ser utilizada na modelagem de novos modelos de processo ou na melhoria de processos existentes. Esperamos que tal abordagem, a qual reune conceitos de gerenciamento de processos (BPM), ontologias, SOA (Webservices) e Computação nas Nuvens possa contribuir principalmente para a redução de problemas de comunicação entre analistas de processo e especialistas de domínio. As principais contribuições deste projeto são: i) o uso de modelos de processo como fonte de conhecimento deve reduzir o esforço para a construção de ontologias; ii) a ontologia pode ser utilizada como referência na melhoria de modelos de processo de maneira que tais modelos incluam termos mais adequados para nomes de atividades, papéis, etc; iii) para cada modelo de processo, de um domínio de aplicação específico para o qual uma ontologia ainda não exista, uma nova ontologia é construida ou adaptada (apartir de um repositório de ontologias armazenado em uma nuvem). Tendo diversas ontologias de diferentes domínios de aplicação pode-se generalizar tais ontologias (através da técnica de ontology maching) e obter uma ontologia de domínio mais abrangente.


Coordenador: José Palazzo Moreira de Oliveira
Projeto: Ambientes Sociais Sensíveis ao Contexto
Agência/Modalidade: CNPq
Parceiros: UFPel, UDESC
Início: 01/11/2012
Conclusão: 01/11/2015
Resumo: Ambiente Sociais Inteligentes Sensíveis ao Contexto são sistemas de informação que levam em conta características de redes sociais tanto humanas quanto compostas por web services. Estas características são consideradas para os sistemas se adaptarem e obterem melhores resultados com a orquestração vom recursos disponíveis ou com a recomendação para utilização de recursos, cooperações e serviõs disponíveis. A pesquisa nesta área apresenta múltiplas facetas como a identificação e modelagem do contexto a situações experimentadas dentro deste contexto. A utilização de ontologias formais e regras de inferência para a identificação das situações e das melhores ações a serem tomadas e a seleção de web services adequado para a realização de tarefas. Dentro do escopo desta proposta são tratados dois casos específicos nos quais os modelos conceituais ligados a redes sociais e à sensibilidade ao contexto são validados: os contextos de smart environments e a análise de ambientes inteligentes para a análise e recomendação em redes sociais acadêmicas.


Coordenador: Viviane Moreira
Projeto: Multi-Match: Matching de Dados Multilíngues
Agência/Modalidade: CNPq
Início: 01/11/2012
Conclusão: 01/11/2015
Resumo: Informações multilíngues estão disponíveis nas mais diversas fontes e formatos. Este fato tem motivado pesquisas que visam encontrar mapeamentos entre dados representados em idiomas diferentes nas áreas de Recuperação de Informações, Processamento de Linguagem Natural, e mais recentemente, Banco de Dados. Este projeto tem como foco a investigação e proposta de novos métodos para o casamento (matching) de dados multilíngues em diferentes cenários e contempla três objetivos específicos: (i) coleta de corpora paralelos na web, (ii) determinação de correspondências multilíngues na Wikipédia e (iii) detecção de plágio multilíngue. Os resultados deste projeto representarão contribuições para as áreas de Recuperação de Informações e Processamento de Linguagem Natural através do fornecimento de corpora paralelos que são recursos muito importantes para o avanço dessas áreas. No contexto de Banco de Dados, pretende-se propor métodos para a determinação de casamentos multilíngues utilizando dados estruturados. A grande disponibilidade de dados multilíngues também facilita o plágio. A detecção de plágio multilíngue também será alvo de estudo neste projeto. Neste tema, nosso principal diferencial será a inclusão de análise de citações e referências que é fundamental para a confirmação do plágio.


Coordenador: Karin Becker
Projeto: Gestão da Evolução de Serviços WEB Baseada em Perfis de Uso
Agência/Modalidade: FAPERGS
Início: 01/10/2011
Conclusão: 30/09/2013
Resumo: Este projeto pretende contribuir à gestão de evolução de serviços em larga escala, através da automatização da análise de impacto de mudanças, e do desenvolvimento de técnicas e ambientes que auxiliem na gestão do ciclo de vida de serviços. Propõe-se o uso de técnicas de mineração de dados para detecção de perfis de uso, a definição da compatibilidade orientada ao perfil de uso, e a definição de componentes arquiteturais e ambientes de gestão de versões que explorem a definição de impacto e compatibilidade orientada ao uso de serviços para gerenciar a evolução de serviços.


Coordenador: Leandro Krug Wives
Projeto: Projeto Future Learning Space
Agência/Modalidade: CAPES/STIC AmSud
Parceiros: MAEE, INRIA, Institut TELECOM e MINCYT
Início: 01/03/2012
Conclusão: 01/03/2013
Resumo: O foco do projeto é contribuir para o desenvolvimento da alfabetização digital e as habilidades de aprendizagem das pessoas (estudantes e pessoas de idade), através da construção de um ecossistema digital baseado na Web 2.0 e software social. Com base nesse ecossistema, idosos poderão conectar-se à sociedade e à família, evitando sua exclusão social. O projeto vai explorar os recursos oferecidos pela convergência de tecnologias semânticas, Web 2.0, softwares sociais e serviços sensíveis ao contexto, proporcionando um ambiente personalizado e adaptativo, acessível através de diferentes dispositivos, incluindo a televisão digital. O projeto prevê missões de trabalho envolvendo professores/pesquisadores (brasil-exterior-brasil) e bolsas de sanduíche/pós-doutorado para alunos de doutorado.


Coordenador: Marcelo Soares Pimenta
Projeto: Visoft-Sur: Visualização de Software para Auxílio aos Engenheiros de Software no Processo de Desenvolvimento
Agência/Modalidade: CAPES/MINCYT
Parceiros: ISISTAN – Universidad Nacional del centro de la provincia de Buenos Aires
Início: 01/03/2012
Conclusão: 31/12/2013


Coordenador: Carlos Alberto Heuser
Projeto: HWeb- Gestão de Dados na Web Oculta
Agência/Modalidade: CNPq/Editais Universais
Início: 05/11/2010
Conclusão: 05/11/2012
Resumo: Há estimativas de que a Web oculta (aquela parte da Web que é acessível através do preenchimento de formulários) é várias vezes maior do que a Web pública. Além disso, quando comparada com a Web pública, a Web oculta tende a ser mais estruturada, pois suas páginas são usualmente montadas por programas, a partir de consultas a bancos de dados. No projeto em questão um grupo de pesquisadores que já possui larga experiência na gestão de dados na Web e na gestão de dados semi-estruturados se propõe a desenvolver técnicas que permitam a busca na Web oculta. O presente projeto objetiva atacar três problemas em aberto relacionados com a gestão de dados na Web oculta: (1) definir um mecanismo para encontrar formulários que sirvam de pontos de entrada na Web oculta, (2) definir mecanismos para preencher estes formulários e (3) definir mecanismos para extrair dados de páginas obtidas na Web oculta.


Coordenador: José Palazzo Moreira de Oliveira
Projeto: Adaptabilidade da interação na Web
Agência/Modalidade: CNPq/Editais Universais
Início: 23/11/2010
Conclusão: 23/11/2012
Resumo: O objetivo principal do presente projeto é desenvolver uma solução para o problema da adaptação e recomendação de ações sensíveis as situações vivenciadas por usuário em sistemas adaptativos na Web. Este problema é critico por englobar, direta ou indiretamente, diversas questões que são atu-almente foco de pesquisa para áreas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas sensíveis ao con-texto, dentre as quais se destacam: (i) as formas de obtenção de dados relativos ao contexto do usuá-rio, os quais levam muitas vezes a análises incertas e ambíguas; (ii) a analise dos diferentes grupos e modelos de contexto que descrevem a situação em si, vivenciada pelo usuário no momento corren-te; (iii) as formas de avaliação e relacionamento dos dados de contexto do usuário, de forma a per-mitir inferência de sua situação atual dada uma situação e um contexto correntes. Neste sentido, a proposta do projeto é auxiliar no uso do ambiente Web de forma a apresentar um caráter reativo à situação vivenciada pelo usuário no momento corrente. Para isso, é necessário que o ambiente possa distinguir as diversas particularidades existentes no cotidiano atual do usuário e se mantenha útil a ele, independente do seu local, do dispositivo computacional utilizado, da hora e do dia da semana. Isso tudo, respeitando as características individuais como preferências, necessi-dades, objetivos, atividades. Este se torna um problema crítico devido ao grande número de variá-veis a serem analisadas para se manter a utilidade e a consistência do sistema à realidade atual do usuário. Neste trabalho, buscamos como diferencial, além de apresentar uma possível solução para o pro-blema da adaptação, fazer com que o sistema sugira determinadas ações tendo em vista a situação vivenciada pelo usuário. Essas ações de recomendação buscam auxiliar o usuário no desenvolvi- EDITAL UNIVERSAL – MCT/CNPq – 14/2010 Pág. 4 de 18 mento de sua atividade, apresentando informações que possam ajudá-lo a atingir mais rapidamente o seu objetivo final no sistema. Dois campos de aplicação servirão como validação da proposta (i) adaptação com sensibilidade ao contexto em ambientes pervasivos de aprendizado, e (ii) o apoio para ambiente de vivência assis-tida para pessoas idosas.


Coordenador: José Palazzo Moreira de Oliveira
Projeto: SALLUS-CYTED
Agência/Modalidade: CNPq/CYTED
Início: 13/05/2008
Conclusão: 31/12/2012
Resumo: O presente projeto de Rede Temática trata de um conjunto de atividades centradas na pesquisa para a validação de uma Plataforma de Recomendação e Consulta na Web Semântica com especial ênfase em sites na Área da Saúde. O objetivo é de estimular a participação coletiva e estruturar uma sólida cooperação entre os grupos participantes que permita potencializar a cooperação. Para tanto centramos nossas atividades em um ambiente específico planejado como um Portal Web com acesso adaptável aos diferentes usuários em função de seu nível cultural e peculiaridades regionais.


Coordenador: Viviane Moreira
Projeto: DP-ML: Detecção de Plágio Multilíngue
Agência/Modalidade: CNPq/Editais Universais
Início: 23/11/2010
Conclusão: 23/11/2012
Resumo: Com a popularização da Internet, milhares de pessoas diariamente ganham acesso a informações das mais variadas áreas do conhecimento. Com isso, o número de documentos digitais aumentou de forma significativa. Entretanto, apesar de fornecer inúmeros benefícios, a Internet pode ser considerada um dos meios mais fáceis e propícios para a realização de atos ilícitos como, por exemplo, o plágio. Plágio é o ato de apresentar, sem a devida referência, uma obra de qualquer espécie. Pesquisas recentes mostram que este tipo de ofensa ocorre cada vez com mais frequência no meio acadêmico. Por esta razão, técnicas para detecção automática de plágio começaram a ser desenvolvidas. O foco deste projeto é na detecção de plágio multilingue em documentos textuais. Neste tipo de plágio, o conteúdo de um documento em um idioma fonte é traduzido para outro idioma sem fazer referência à obra original. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um método eficiente e eficaz para o problema da detecção de plágio multilingue. Para atingir este objetivo, quatro atividades estão previstas: (i) recuperação de documentos candidatos; (ii) análise de plágio entre o documento suspeito e os documentos da coleção de referência; (iii) criação de coleções de teste para possibilitar a realização de experimentos; e (iv) desenvolvimento e disponibilização da ferramenta que implemente os métodos propostos.