Português English
Contato

Projetos de Pesquisa | Sistemas Embarcados

Coordenador: Luigi Carro
Projeto: Técnicas para alta confiabilidade e reparo eficiente de FPGAs em ambientes aeroespaciais
Agência/Modalidade: CNPq
Início: 17/12/2013
Conclusão: 31/12/2016


Coordenador: Antonio Carlos  Schneider Beck Filho
Projeto: CReAMS-MPSoC: Um System on Chip Multiprocessado e Reconfigurável para Sistemas Embarcados
Agência/Modalidade: CNPq
Início: 01/10/2013
Conclusão: 01/10/2016
Resumo: Nos últimos anos, houve um grande crescimento na utilização de sistemas embarcados complexos e móveis (e.g. aparelhos celulares, câmeras digitais, videogames portáteis). A tendência observada atualmente, reflexo da exigência do consumidor final, é a convergência de diversas funcionalidades em um mesmo dispositivo, sem nenhum tipo de perda de qualidade no produto. Esta união pode ser muito bem visualizada em aparelhos como smartphones: nestes, foram integradas funções de telefone celular, áudio e vídeo, editor de texto, navegação na internet, GPS (Global Positioning System) etc. Por causa da mobilidade destes dispositivos, e a heterogeneidade das aplicações que requisitam um alto desempenho, os grandes fabricantes estão usando SoCs (System on Chips), onde há diversos componentes de hardware para atender a tarefas específicas, além do processador de propósito geral (e.g.: Samsung Exynos, Qualcomm Snapdragon, Texas OMAP, NVidia Tegra). Em paralelo a isto, a nova geração de sistemas embarcados irá necessitar de ainda mais desempenho, para executar tarefas como realidade aumentada ou reprodução de vídeo em Ultra High Definition em dispositivos externos, por exemplo. Todavia, como não há o equivalente da Lei de Moore para baterias, tais sistemas precisam, cada vez mais, consumir menos energia. Neste cenário, este projeto trata do estudo de novas alternativas arquiteturais para resolver tais problemas. Mais especificamente, o tema deste projeto de pesquisa está relacionado aos campos de arquitetura e organização de computadores, microeletrônica e sistemas embarcados. Desta maneira, nos próximos três anos propõe-se explorar caminhos no projeto de um SoC multiprocessado e Reconfigurável para Sistemas Embarcados.


Coordenador: Flávio Rech Wagner
Projeto: Núcleo de excelência em Engenharia de Software para sistemas embarcados
Agência/Modalidade: FAPERGS/PRONEX
Parceiros: UFPel, UFSM, Unipampa
Início: 10/05/2010
Conclusão: 31/03/2014
Resumo: O objetivo principal deste projeto é a definição de uma metodologia para o desenvolvimento de sistemas embarcados confiáveis em um tempo de projeto reduzido, garantindo a qualidade e a eficiência do conjunto hardware/software, bem como dando suporte a sua evolução. Para isso, são necessárias técnicas para descrever os modelos dos sistemas em diferentes níveis de abstração, considerando as especificidades desses sistemas, bem como transformações bem definidas entre esses modelos. Além disso, são necessários métodos de análise quantitativa e qualitativa, tanto dos diversos modelos quanto do próprio processo de desenvolvimento. Em relação às barreiras enfrentadas no desenvolvimento de hardware, soluções serão buscadas em diferentes níveis: para melhor executar um único processo, de acordo com um conjunto de restrições dado em um determinado momento; para alocar e agendar diferentes processos em vários componentes disponíveis em um sistema embarcado, dependendo dos requisitos de desempenho e potência; ou ainda para sustentar condições de trabalho em caso de uma falha ocorrer durante a execução ou produção.


Coordenador: Luigi Carro
Projeto: Embedded Reconfigurable Architectures (Arquiteturas Embarcadas Reconfiguráveis)
Agência/Modalidade: FP7 – Comunidade Européia
Parceiros: Universidades de Delft (Coordenadora), de Siena – Itália, Chalmers – Suécia, Edimburg – Escócia, Empresas Evidence – Itália, ST-Microelectronics – Itália, IBM – Israel, o Instituto ISI – Industrial Systems Institute – Grã-Bretanha
Início: 02/01/2010
Conclusão: 31/03/2013
Resumo: Desenvolvimento de um conjunto de projetos na área de arquiteturas reconfiguráveis para aplicações em sistemas embarcados, centrado no desenvolvimento de tecnologias inovadoras cobrindo processamento, conexões e memórias, bem como no treinamento de recursos humanos (estudantes e pesquisadores) em novas tecnologias adaptativas.


Coordenador: Luigi Carro
Projeto: Development of Algorithm Domain Specfic Dynamic Programmable Gate  Array Architectures for increased Dependability in Embedded Systems in the Nano Age
Agência/Modalidade: CAPES/DAAD/PROBRAL
Parceiros: Karlsruhe Institut of Technology
Início: 01/01/2010
Conclusão: 31/12/2011
Resumo: O projeto tem por objetivo desenvolver uma arquitetura reconfigurável com um mecanismo de tolerância a falhas para aumentar  a confiabilidade de processadores de propósito geral, considerando altas taxas de defeitos previstas para tecnologias futuras, O projeto visa também um estudo comparativo entre arquiteturas reconfiguráveis de granularidade fina e grossa para avaliar qual delas é a mais apropriada para a abordagem proposta considerando as altas taxas de defeitos previstas para as tecnologias do futuro.