Projetos de Pesquisa | Teste e Projeto visando o Teste de Sistemas de Hardware e Software

Coordenador: Leila Ribeiro
Projeto: VeriTeS – Validação, Verificação e Teste de Sistemas Computacionais
Agência/Modalidade: CNPq/Editais Universais
Início: 01/11/2012
Conclusão: 31/10/2015
Resumo: Este projeto tem por objetivo desenvolver técnicas de verificação, validação e teste para o desenvolvimento e a análise de sistemas computacionais baseadas na abordagem MDE, bem como ferramentas para apoiar as técnicas propostas. Para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, a pesquisa na área deste projeto é certamente estratégica, pois permitirá que seja desenvolvido software de maior qualidade para aplicações complexas (e, consequentemente, de maior valor comercial), bem como a formação de pessoal qualificado para atuar nesta área. Para atingir os objetivos propostos foram definidas 9 atividades que serão executas ao longo de 36 meses pelos 6 pesquisadores envolvidos no projeto, juntamente com 2 doutorandos, 3 mestrandos e 3 bolsistas de iniciação científica. Ao longo da execução do projeto, novos alunos podem ser integrados. Prevê-se a divulgação dos resultados em conferências e periódicos nacionais e internacionais e a transferência de tecnologia para empresas nacionais. As atividades propostas requerem conhecimentos multidisciplinares de Computação e Engenharia e se enquadra perfeitamente nas linhas de pesquisa e ensino desenvolvidas atualmente no Instituto de Informática da UFRGS, na Faculdade de Informática da PUCRS e no Departamento de Informática da UNIPAMPA.

Coordenador: Leila Ribeiro
Projeto: VERITES: Núcleo de Validação, Verificação e Teste de Sistemas Computacionais
Agência/Modalidade: FAPERGS
Início: 23/11/2011
Conclusão: 23/11/2014

Coordenador: Érika Fernandes Cota
Projeto: Garantia de Qualidade do Software Embarcado através de Lightweight Hardware Models
Agência/Modalidade: Lei de Informática
Parceiros: Elo Sistema Eletrônicos S.A.
Início: 27/08/2012
Conclusão: 30/05/2014
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo validar e estender a metodologia de projeto visando o teste para software embarcado. Propõe-se, inicialmente, a transferência de conhecimento para a empresa parceira, através da implementação e adaptação da metodologia proposta  dentro do ambiente de desenvolvimento da ELO Sistemas. A partir daí, a cooperação em pesquisa terá início visando complementar a metodologia com a definição de i) métricas de avaliação da qualidade do software e do processo; ii) técnicas para definição dos casos de teste; e iii) ferramentas para automatização do processo de verificação do software que ainda não estão definidas no método de teste em uso.