Português English
Contato

Livros didáticos | Estruturas de Dados

Estruturas de Dados

Nina Edelweiss
Renata Galante

Este livro é resultado da experiência acumulada pelas autoras ao longo de vários anos ministrando a disciplina “Estruturas de Dados” nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O livro tem por objetivo servir de base para o ensino das estruturas de dados “listas” e “árvores” em nível de graduação na área de Computação e Informática. O conteúdo do livro é adequado para uma disciplina de um semestre, sendo assumido o conhecimento prévio de técnicas de desenvolvimento de algoritmos. Não são feitas análises de complexidade dos algoritmos nem de sua otimização: a clareza dos algoritmos é priorizada, para facilitar sua compreensão.

O conteúdo está de acordo com a proposta de Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para cursos de graduação na área de Computação e Informática. A disciplina “Estruturas de Dados” é um dos assuntos tratados nos Fundamentos da Computação e consta do currículo dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e de Engenharia da Computação. Nesta proposta, o conteúdo de “Estruturas de Dados” compreende:

Listas lineares e suas generalizações: listas ordenadas, listas encadeadas,pilhas e filas. Aplicações de listas. Árvores e suas generalizações: árvores binárias, árvores de busca, árvores balanceadas (AVL), árvores B e B+.Aplicação de árvores.

Somente o conteúdo de árvores B e B+ não foi incluído neste livro, por tratar do armazenamento em memória secundária, assunto que não está sendo tratado aqui. Todos os algoritmos apresentados consideram o armazenamento dos dados em memória principal. Com base no objetivo de servir de base para uma disciplina de um semestre, não haveria tempo hábil para incluir mais este assunto (memória secundária) com todos os seus desdobramentos. Fica a sugestão de que esse assunto seja tratado em uma disciplina posterior, nomeada no Currículo de Referência de “Pesquisa e Ordenação”.

Uma apostila editada em 2000 por Santos e Edelweiss, seguindo exatamente a sequência das aulas ministradas na UFRGS, serviu de base para este livro. Nela, os textos simplesmente descreviam as lâminas projetadas nas aulas. Os conteúdos aqui apresentados são mais abrangentes. O mesmo conjunto de operações básicas é detalhado para cada uma das estruturas analisadas, passível de ser ampliado e adaptado para diferentes aplicações.

As autoras agradecem aos professores, monitores e alunos das aulas da disciplina de Estruturas de Dados, ministrada no Departamento de Informática Aplicada do Instituto de Informática da UFRGS, que utilizaram o material, apontaram problemas e propuseram melhorias.

Muito do que aqui é apresentado se deve às aulas de Clesio Saraiva dos Santos, excelente mestre e querido amigo, nosso professor em momentos diferentes de nossas trajetórias acadêmicas. A ele devemos ter despertado em nós o interesse por esta área de pesquisa, o prazer pelo desafio de desenvolver um algoritmo elegante e correto, a alegria gratificante de transmitir novos conhecimentos aos nossos alunos.