Tecnologias, Gerência e Segurança de Redes de Computadores

Ao longo dos últimos anos tem-se observado o incremento e a diversificação de tecnologias de redes de computadores, bem como o rápido avanço de seu uso em “produção”. Redes sem fio – em escala local e metropolitana – e redes ópticas são bons exemplos de tecnologias, dentre uma gama bem mais abrangente, que já vêm sendo amplamente empregadas. Soma-se a essas novas tecnologias o esforço crescente em “integrar”, em uma mesma infra-estrutura de rede, dados, voz, vídeo, entre outras mídias. Diante desta nova realidade que se apresenta, práticas consideradas até então no projeto, na implantação e na manutenção de tecnologias de rede mais “tradicionais” já não se aplicam ou não são suficientes. Ademais, questões relacionadas à garantia de qualidade de serviço, gerência e segurança, para citar apenas algumas, requerem nesse contexto um tratamento mais cuidadodo e intensivo.

Objetivos

O curso visa proporcionar aos profissionais capacitação e atualização tanto em tecnologias, serviços e aplicações de redes quanto em práticas associadas ao seu projeto, implantação e suporte. Nessa direção, serão revisados os conceitos que fundamentam a área (Módulo I), bem como serão apresentadas novas tecnologias de redes (Módulo II), aplicações e serviços (Módulo III), além de soluções associadas à gerência (Módulo V) e segurança (Módulo IV).

Público-Alvo

A demanda por profissionais na área de redes tem crescido sobremaneira nos últimos anos, dada a importância que a infra-estrutura de comunicação e serviços adquiriu, para instituições de pequeno, médio e grande portes. Essa demanda – estimulada em grande parte pela ampliação das possibilidades de negócios e a agilidade de processos que as redes proporcionam – tem sido acompanhada de exigências por competência bastante especializada. Espera-se do profissional em redes capacidade para dicernir as diversas tecnologias disponíveis e propor soluções que estejam alinhadas com as exigências de cada “negócio”. Devido à dinâmica da área e à variedade de opções a considerar, encontrar um profissional com tal capacidade é uma tarefa difícil.

O curso proposto visa formar profissionais para atender a grande demanda na região. Trata-se de uma oportunidade para os egressos dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharias alcançarem uma maior capacitação e atualização na área. Além disso, profissionais já estabelecidos no mercado e que percebam uma dificuldade em se atualizar, dada a carência de programas de educação continuada, poderão aproveitar o curso para, de forma integrada e com a necessária profundidade, entrar em contato com as novas tecnologias, serviços e aplicações de redes.

• Prof. Dr. Sérgio Cechin
  • Prof. Dr. Luciano Paschoal Gaspary

O curso está organizado em 4 trimestres.

• Trimestre 1: iniciado em 13 de abril de 2007 (encerrado)
  • Trimestre 2: iniciado em 10 de agosto de 2007 (encerrado)
  • Trimestre 3: Iniciado em 28 de março de 2008 (encerrado)
  • Trimestre 4: Iniciado em 22 de agosto de 2008 (encerrado)

O curso se estenderá de abril de 2007 a dezembro de 2008 com recesso em janeiro/fevereiro de 2007/2008. As aulas serão ministradas nos seguintes dias e horários:

• Sexta-feira à noite – 3 horas – 19h às 22h
  • Sábado pela manhã – 4 horas – 8h30min às 12h30min
  • Sábado após o almoço – 3 horas – 13h30min às 16h30min

A cada final de semana serão ministradas 15 horas/aula. As aulas serão, preferencialmente, em semanas intercaladas. Este horário foi concebido para permitir que tanto alunos da capital quanto do interior possam participar.

Semestre 2008/2

• 21 e 22 de novembro: Segurança em Redes de Computadores
    Seminários de Tópicos Especiais

Investimento

O investimento de cada aluno no curso será distribuído em uma matrícula e mais 20 parcelas de R$ 450,00, nas quais estão incluídos material básico, CDs com conteúdos relativos às disciplinas e coffee-breaks.

As inscrições estão encerradas.

Inscrições pelo correio: até 16 de março de 2007 (Encerradas)
Inscrições na secretaria: até 23 de março de 2007(Encerradas)
Horário: 9h às 11h30m – 13h30m às 17h

Endereço para inscrições:

Setor de Cursos e Eventos
Instituto de Informática – UFRGS
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Bloco IV – Sala 206
Campus do Vale – Bairro Agronomia
Caixa Postal: 15.064
91.501-970 – Porto Alegre, RS
Fone: +55 (51) 3308-6166

Seleção/Matrícula

Divulgação dos selecionados: 02 de abril, após às 12h (Realizada)
Matrícula: 03, 04 e 05 de abril, das 09h às 17h (Encerrada)
Início das aulas: 13 de abril às 19h

• São os seguintes os documentos a serem apresentados no ato da inscrição:
  • Diploma de graduação (fotocópia frente e verso) ou atestado de conclusão (curso reconhecido pelo MEC);
  • Histórico escolar completo do curso de graduação;
  • Diploma de curso de pós-graduação, se for o caso.
  • Curriculum Vitae;
  • Duas fotografias 3×4;
  • Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF;
  • Formulário de inscrição

Opcionais:

• Cartas de recomendação de professores ou profissionais atuantes na área ou em área afim.
  • Declaração de interesse do empregador;
  • Outros comprovantes de atualização ou treinamento de profissional em computação.

Candidatos Selecionados

Os candidatos selecionados foram divulgados e a matrículas, realizadas. As aulas iniciaram no dia 13/04.