Web e Sistemas de Informação - 4a Edição (2005/2006) | Web e Sistemas de Informação – 4a Edição (2005/2006)

Seguindo uma tradição, iniciada em 1979, de oferecer cursos de Especialização para profissionais da área de Sistemas de Informação, o Instituto de Informática da UFRGS está oferecendo, em 2005/2006, a quarta turma do curso de Especialização, intitulado WEB e Sistemas de Informação.

A primeira turma, que iniciou em 2002, concluiu seu curso em novembro de 2003. A turma concluiu suas disciplinas e obteve aprovação em seus trabalhos de conclusão de curso. As turmas foram iniciadas em todos os anos seguintes.

A terceira turma, iniciada em 2004, desenvolverá em 2005 as disciplinas complementares e a realização do trabalho de conclusão. As atividades da turma estão programadas até meados de dezembro/2005.

Ao redor dos Sistemas de Informação baseados em SGBD relacional existentes hoje, na maioria das organizações estão sendo construídos sistemas de dois tipos:

• Sistemas WEB: Há uma clara tendência de passagem dos sistemas da plataforma cliente-servidor para a plataforma WEB. O curso aborda todo o ciclo de vida de aplicativos WEB e apresenta as principais tecnologias envolvidas na construção de sistemas WEB, como desenvolvimento OO, Java, XML e multimídia.
  • Sistemas de apoio à tomada de decisões: As bases de dados centralizadas contém todas informações necessárias para a tomada de decisões, mas é necessário torná-las disponíveis aos tomadores de decisão. O curso apresenta as tecnologias básicas para a construção de um sistema de apoio à tomada de decisões, como mineração de dados (data-mining) e data warehouse.

Disciplinas e Professores

O curso está dividido em disciplinas, normalmente de 60 horas. Cada disciplina está dividida em módulos. Um módulo é de responsabilidade de um professor.

Calendário e formato

O curso irá se estender de maio de 2005 a dezembro de 2006 com um recesso em janeiro/fevereiro de 2006. As aulas serão ministradas nos seguintes dias e horários:

• Sexta-feira à noite – 3 horas
  • Sábado pela manhã – 4 horas
  • Sábado após o almoço – 3 horas

A cada final de semana serão ministradas 10 horas/aulas. As aulas serão em semanas, preferencialmente, intercaladas. Este horário foi concebido para permitir que tanto alunos da Capital, como do interior possam participar. As aulas estão previstas para começar em maio.

Custo

O curso terá um custo total de R$ 8.100,00 a ser pagos em 18 parcelas de R$ 450,00. Neste custo, estão incluídos livros básicos sobre as matérias do curso, material impresso, bem como coffee-breaks.

Inscrições

De 03/fevereiro até 15/abril/2005 – Inscrições por postagem pelo Correio (SEDEX com carimbo da ECT até o prazo)

De 01/março até 29/abril/2005 – Inscrições na Secretaria do Curso – 9h as 11:30 – 13:30 as 17h.
Período de Seleção: 2 à 13 de maio 2005

Divulgação dos selecionados: 16/maio após as 12 horas
Matrícula: 17 e 18 de maio, das 9 às 17 horas.
Início das aulas: 20 de maio (sexta) 19 horas

• São os seguintes os documentos a serem apresentados no ato da inscrição:
  • Diploma de graduação (fotocópia frente e verso) ou atestado de conclusão (curso reconhecido pelo MEC);
  • Histórico escolar completo do curso de graduação;
  • Diploma de curso de pós-graduação, se for o caso.
  • Curriculum Vitae;
  • Duas fotografias 3×4;
  • Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF;
  • Formulário de inscrição

Opcionais:

• Cartas de recomendação de professores ou profissionais atuantes na área ou em área afim.
  • Declaração de interesse do empregador;
  • Outros comprovantes de atualização ou treinamento de profissional em computação.

A seleção foi realizada através da analise da documentação dos candidatos.

Candidatos selecionados ao WEBSIS 2005/2006

1. Agnaldo de Souza Batista