Minicursos / Tutorials

Cover icon

Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada

Sociedade Brasileira de Computação - SBC, Porto Alegre-RS, Brasil

PDF (30.0 MB)


MC1

Projeto e Desenvolvimento de Aplicações de Realidade Virtual Responsivas com WebVR BoilerPlate

Maria Amelia Eliseo e Luciano Silva - Universidade Mackenzie (SP)


Objetivos: O objetivo deste minicurso é apresentar as bases de desenvolvimento de aplicações responsivas de Realidade Virtual (RV), que se adaptem automaticamente aos diferentes ambientes de visualização como, por exemplo, a dispositivos como Oculus Rift ou Google Cardboard. Para ilustrar as técnicas de desenvolvimento responsivo, será utilizado o framework WebVR Boilerplate para a construção de um sistema de RV completo para os dispositivos Oculus Rift e Google Cardboard.

Público Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais interessados em desenvolvimento de sistemas de RV responsivos.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de HTML e JavaScript. Experiências prévas com o framewrok three.js também podem ajudar a compreender melhor as implementações, mas não é um pré-requisito estritamente necessário.

22/06, 09:00 - 10:30 e 11:00 - 12:30 at Auditório Rembrandt


MC2

Good Vibrations: Haptic Interaction in Virtual Environments

Victor Adriel, Luciana Nedel, Anderson Maciel - Instituto de Informática - UFRGS


Objetivos: (1) To present Haptics as a research field and its applications on Virtual Environments; (2) To present the basic components of tactile perception and haptic interaction design; (3) To develop examples of VR applications using mechanical vibrotactile stimulation; (4) To motivate students and researchers to implement multisensory interaction on VR/AR/MR applications

Público Alvo: Students, developers, and researchers

Pré-requisitos: This course assumes a basic experience with programming languages (mostly C#)

22/06, 14:00 - 15:30 and 23/06, 11:00 - 12:30 at Auditório Rembrandt


MC3

Computação Holográfica com Microsoft Hololens

Luciano Silva - Universidade Mackenzie (SP)


Objetivos: Apresentar técnicas de projeto e desenvolvimento de aplicações baseadas em Computação Holográfica, tendo como suporte o dispositivo Hololens, lançado recentemente pela Microsoft.

Público Alvo: Pesquisadores, estudantes e professores interessados em projeto e desenvolvimento de aplicações de Computação Holográfica com Hololens.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de programação C#. Experiências prévias com desenvolvimento de aplicações para Realidade Aumentada ou Virtual podem ser úteis, porém não essenciais como pré-requisitos.

23/06, 14:00 - 15:30 e 16:30 - 18:00 at Auditório Rembrandt


MC4

Visual Gesture Builder: Utilizando o Kinect v2 para captura, tratamento e reconhecimento de gestos

Ewerton Eyre de Morais Alonso, James Roberto Bombasar, Marcelo da Silva Hounsell, Thiago Luiz Berlim - Faculdade Avantis, Universidade do Vale do Itajaí, Universidade do Estado de Santa Catarina


Objetivos: (1) Revisar conceitos apresentados durante o SVR 2015, no tutorial intitulado Introdução ao Kinect For Windows 2, com uma rápida apresentação do Kinect v2 e os recursos de sua API; (2) Estender o tutorial apresentado no SVR 2015, abordando outros recursos e novas aplicabilidades do sensor v2 nas áreas de VR e AR com NUI Tools para captura e reconhecimento de gestos; (3) Demonstrar, através de pequenos exemplos, as principais funcionalidades presentes na SDK 2.0 do sensor Kinect for Windows v2 para captura, reconhecimento e tratamento de gestos com NUI Tools; e (4) Discutir os principais avanços obtidos e as novas possibilidades no uso do Kinect v2 para aplicações em Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Público Alvo: Pesquisadores e desenvolvedores que trabalham ou tem interesse em trabalhar com o sensor Kinect e sua segunda versão.

Pré-requisitos: Desejável experiência prévia com o Kinect v1, porém não fundamental; Conhecimentos em lógica de programação e preferencialmente nas linguagens C# e .NET (Visual Studio Enterprise 2015) e Unity3D.

24/06, 11:00 - 12:30 e 14:00 - 15:30 at Auditório Rembrandt


Follow US