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Goddard Space Flight Center

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Pontos de referência – Projeto 2061

A natureza da ciência – O mundo físico

No final da segunda série

O Sol pode ser visto somente durante o dia, mas a Lua pode ser vista algumas vezes à noite e algumas vezes de dia. O Sol, Lua e as estrelas todos parecem se mover lentamente no céu. 4A/P2

No final da quinta série

  • Os padrões das estrelas no céu permanecem os mesmos, embora eles pareçam se mover no céu noturno, e estrelas diferentes podem ser vistas em diferentes estações. 4A/E1
  • Os telescópios magnificam a aparência de alguns objetos distantes no céu, incluindo a lua e os planetas. O número de estrelas que pode ser visto através dos telescópios é dramaticamente maior que aquele que podemos ver a olho nu. 4A/E2
  • Os planetas mudas as suas posições contra o fundo de estrelas. 4A/E3
  • A Terra é um dos vários planetas que orbitam o Sol, e a Lua orbita ao redor da Terra. 4A/E4
  • Estrelas são como o Sol, umas sendo menores e outras maiores, mas elas estão tão longe que parecem pontos de luz. 4A/E5
  • Um intensa fonte de luz situada a uma grande distância se parece com uma fonte de luz fraca situada mais próxima. 4A/E6

No final da oitava série

  • O Sol é uma estrela de tamanho médio localizada próxima à borda de uma galáxia de estrelas em forma de disco, parte da qual pode ser vista como um rastro luminoso que percorre o céu numa noite muito escura. 4A/M1a
  • O Sol está muitas milhares de vezes mais perto da Terra que qualquer outra estrela. A luz do sol leva alguns minutos para atingir a Terra, mas a luz da estrela mais próxima demora alguns anos para chegar até nós. A viagem até aquela estrela levaria milhares de anos, mesmo usando o foguete mais poderoso. 4A/M2abc

No final do ensino médio

  • Tecnologia cada vez mais sofisticada é usada para aprender sobre o universo. Telescópios no óptico, rádio e raios X coletam informação sobre todo o espectro de ondas eletromagnéticas; computadores processam dados e cálculos complicados os interpretam; as sondas espaciais nos enviam dados e material provenientes de partes remotas do sistema solar; e aceleradores de partículas dão às partículas subatômicas energias que simulam as condições no interior das estrelas e na história inicial do universo, antes das estrelas se formarem. 4A/H3 * Modelos matemáticos e simulações de computadores são usadas para estudar evidências de várias fontes, para formular um cenário científico para o universo. 4A/H4
  • Modelos matemáticos e simulações de computadores são usadas para estudar evidências de várias fontes, para formular um cenário científico para o universo. 4A/H4

A natureza da tecnologia – Tecnologia e ciência

No final da segunda série

  • Ferramentas são usadas para realizar as tarefas melhor ou mais facilmente, e para realizar algumas tarefas que não seriam possíveis normalmente. Com a tecnologia, as ferramentas são usadas para observar, medir e fazer coisas. 3A/P1
  • Quando tentando construir algo ou conseguir algo para trabalhar melhor, geralmente ajuda seguir as instruções disponíveis (se estas existem) ou perguntar a alguém que fez aquilo antes por sugestões. 3A/P2

No final da quinta série

  • A tecnologia permite aos cientistas e outros observarem as coisas que são muito pequenas ou muito distantes que do contrário não poderiam ser vistas, e estudar o movimento dos objetos que estão se movendo muito rápido, ou que dificelmente estão se movendo. 3A/E2
  • Instrumentos de medida podem ser usados para obter informações precisas que podem ser usadas para fazer comparações científicas entre objetos e eventos, e para desenvolver e construir coisas que funcionem bem.
  • A tecnologia estende a habilidade das pessoas de mudar o mundo: cortar, dar forma e unir materiais; mover coisas de um lugar para outro; e para aumentar a extensão das suas mãos/braços, vozes, sentidos e mentes. As mudanças podem ser para necessidades de sobrevivência, tais como comida, abrigo e defesa; para comunicação e transporte; ou para obter conhecimento e expressar idéias. 3A/E4

No final da oitava série

  • Em épocas anteriores, a informação e técnicas acumuladas de cada geração de trabalhadores era ensinada no trabalho diretamente para a próxima geração de trabalhadores. Hoje em dia, a base de conhecimento da tecnologia pode ser encontrada também nas bibliotecas (contendo tanto material de referência impresso quanto eletrônico) e pode ser também ensinada em sala de aula. 3A/M1
  • A tecnologia é essencial na ciência para finalidades tais como chegar ao espaço sideral e outras localidades remotas, coleta e tratamento de amostras, medidas, coleta e armazenamento de dados, computação, e comunicações e informação. 3A/M2

No final do ensino médio

  • Problemas e avanços tecnológicos geralmente criam uma demanda por novo conhecimento científico, e novas tecnologias fazem possível para os cientistas estenderem a sua pesquisa de maneiras diferentes, ou começar novas linhas de pesquisa. A mera disponibilidade de nova tecnologia pode muitas vezes gerar avanços científicos. 3A/H1*
  • A matemática, criatividade, lógica, e originalidade são todas necessárias para realizar avanços tecnológicos. 3A/H2
  • A tecnologia geralmente afeta a sociedade mais diretamente que a ciência, porque a tecnologia resolve problemas práticos e serve a necessidades humanas (também criando novos problemas e necessidades). 3A/H3a*
  • Uma das maneiras através das quais a ciência afeta a sociedade é estimulando e satisfazendo as curiosidades das pessoas, e aumentando ou desafiando as suas visões de como o mundo é. 3A/H3b*

A natureza da tecnologia – Tecnologia e ciência

No final da segunda série

  • Padrões similares podem aparecer em vários lugares da natureza e nas coisas que as pessoas fazem. 9B/P1

No final da quinta série

  • Tabelas e gráficos podem mostrar como os valores de uma quantidade estão relacionados ao valores de outra. 9B/E2

No final da oitava série

  • Gráficos podem mostrar uma variedade de possíveis relações entre duas variáveis. À medida que uma variável aumenta uniformemente, a outra pode ter um dos seguintes comportamentos: aumentar ou diminuir continuamente, aumentar ou diminuir cada vez mais rápido, aproximar cada vez mais um valor limite, atingir um valor intermediário máximo ou mínimo, aumentar e diminuir alternadamente, aumentar e diminuir em passos, ou fazer algo diferente do que foi descrito. 9B/M3*

No final do ensino médio

  • Qualquer modelo matemático, gráfico ou algébrico, é limitado por quão bem ele pode representar a maneira como o mundo funciona. A utilidade de um modelo matemático para prever um fenômeno pode ser limitada pelas incertezas nas medidas, por não levar em conta alguma influência importante, ou por requerer muitas computações. 9B/H3
  • Tabelas, gráficos e símbolos são maneiras alternativas de representar os dados e relações, que podem ser convertidos uns nos outros. 9B/H4
  • Quando uma relação é representada através de símbolos, todos exceto um símbolo podem ser substituídos por números, e o valor do símbolo restante calculado. Algumas vezes a relação pode ser satisfeita por somente um valor, algumas vezes por mais de um, e algumas vezes a relação não pode ser satisfeita. 9B/H5