NASA Logo, National Aeronautics and Space Administration

National Aeronautics and Space Administration

Goddard Space Flight Center

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Auroras

Tutorial: Câmera All-sky em Kiruna

Obtendo os Dados

Você pode rapidamente acessar a seção "Aurora" na página Recursos sobre o Clima Espacial. Clique no link 'Dados ao vivo' embaixo de "Câmera All-sky em Kiruna".

A página "Câmera All-sky em Kiruna" é atualizada automaticamente a cada minuto.

Sobre os Dados:

Uma câmera que abrange todo o céu tem operado em Kiruna desde o Ano Internacional da Geofísica em 1957 (Stoffregen, 1962). Em 1977 a câmera foi substituída por um modelo novo mais automatizado. A nova câmera digital em Kiruna, que abrange todo o céu, é baseada numa câmera digital comercial com óptica substituível. A câmera é controlada através de um computador remoto e os dados das imagens são transferidos para um servidor, onde eles são disponibilizados na internet . (depois de um período de 1 a 2 dias)

Exemplo de Imagem: 11-4-2005 22:53 Instituto de Física Espacial da Suécia, Escritório Matriz, Kiruna.
A IMAGEM ACIMA NÃO CORRESPONDE A DADOS AO VIVO.

O céu é imageado em um espelho convexo, que é fotografado por um câmera com um filme de 16 mm localizada acima do espelho. Este design resulta em uma perda de informação no zênite. A câmera de filme é controlada por dispositivos eletrônicos que a expõe em um intervalo selecionado (tipicamente uma vez a cada minuto); sincroniza as exposições com o tempo UTC (usando GPS) e avança o filme etc. Um tempo de exposição típico é de 4 segundos, mas cada oitava exposição é quatro vezes mais longa de forma a revelar auroras fracas. Quando a câmera não está em uso, ou durante neve intensa, a cúpula é automaticamente fechada para proteger o espelho. Um aquecedor elétrico mantém o espelho livre de umidade

Dicas para Visualização da Aurora

  • Para mais informação sobre a previsão de Auroras e os melhores momentos para visualizar Auroras no verão do hemisfério norte, visite http://www.gedds.alaska.edu/AuroraForecast/ .As previsões se referem ao nível médio de atividade esperado dentro do período de previsão. O Sol ocasionalmente produz intervalos episódicos de intensidade não vista antes, ou seja, as auroras mais espetaculares podem ocorrer com pouco aviso prévio.
  • A visualização de Auroras é afetada por diversos fatores, tais como a cobertura de nuvens, a luz da Lua e poluição luminosa urbana. As auroras mais ativas formam-se perto da meia-noite e vêm em ondas, que são referidas como sub-tempestades. Não é incomum mesmo durante uma tempestade ativa haver uma calmaria na atividade que volta a se tornar intensa dentro de uma hora. As auroras se formam a mais de 80 km acima da superfície da Terra, de forma que elas podem ser vistas a 400 km de distância.

Dicas de Análise:

  • Use os dados do índice Kp e do satélite ACE para determinar as melhores possibilidades de visualizar uma aurora. O satélite POES vai mostrar a localização e intensidade da tempestade do espaço.

Dicas de Navegação

  • Enquanto estiver visitando a página da Câmera All-sky em Kiruna, não deixe de visualizar o slide show disponível!
  • Não esqueça de registrar a data e hora exatas da imagem, encontradas no topo da página. Checar a data e hora da imagem é importante já que as imagens não são atualizadas se condições de observação são precárias.

Sobre o Instituto de Física Espacial da Suécia

O Instituto de Física Espacial da Suécia (Swedish Institute of Space Physics, IRF) foi originalmente nomeado Observatório Geofísico de Kiruna (Kiruna Geophysical Observatory, KGO) e foi estabelecido em 1957 pela Academia Real das Ciências da Suécia. Em 1973 o KGO tornou-se um instituto de pesquisa independente e foi renomeado como Instituto Geofísico de Kiruna (Kiruna Geophysical Institute, KGI). O KGI foi renomeado para Instituto de Física Espacial da Suécia em 1987. As atividades de pesquisa no IRF em Kiruna incluem estudos de fenômenos na atmosfera superior da terra, a ionosfera, magnetosferas planetárias, medidas baseadas no solo de parâmetros ionosféricos, o campo geomagnético, auroras ópticas e propagação de ondas rádio.

Você está visualizando o tutorial

Tutoriais Relacionados

Os tutoriais acima complementam os flip charts e planilhas de dados disponíveis para download.