INF01047 – Fundamentos de Computação Gráfica – 2008/2 - Prof. João Comba                             

  • Aulas: Ter-Qui (10:30-12:10), Sala 102
  • Contato: Sala 230, Prédio 43425, ramal 6930
  • E-mail: comba “@” inf.ufrgs.br
Pré-requisitos:  Cálculo e Geometria Analítica II - A e Álgebra Linear I - A
Departamento: Informática Aplicada

Calendário, Conteúdo e Material Didático das Aulas                  

      

Aula

Data

Conteúdo

Leituras

01

05/08

Introdução à Computação Gráfica 

Hearn and Baker cap. 1

02

07/08

Fundamentos matemáticos para computação gráfica 

Shirley Cap. 2. Hearn and Baker - Apêndice A

03

12/08

Rasterização 2D

Shirley Cap. 3

04

14/08

Recorte 2D e Preenchimento de Polígonos

Hearn and Baker Cap. 4.10-4.14

05

19/08

Introdução a OpenGL 

Woo Caps. 1 e 2

06

21/08

Transformações Geométricas

Shirley Cap. 5 e 6, Hearn and Baker Cap. 5

07

26/08

Transformações Geométricas

Shirley Cap. 5 e 6, Hearn and Baker Cap. 5

08

28/08

Transformações Geométricas em OpenGL

Woo Cap. 3

09

02/09

Modelagem e Representação de objetos (Rafael Torchelsen, Profa Carla)

Shirley Cap. 13, Hearn and Baker Cap. 8

10

04/09

Modelagem e Representação de objetos (Rafael Torchelsen, Profa Carla)

Shirley Cap. 13, Hearn and Baker Cap. 8
09/09 Recesso Visita Universidade de Stuttgart
11/09 Recesso Visita Universidade de Stuttgart

11

16/09

Processo de Visualização

Hearn and Baker Cap. 6

12

18/09

Processo de Visualização

Shirley Cap. 7, Hearn and Baker Cap. 7

13

23/09

Processo de Visualização 

Shirley Cap. 7, Hearn and Baker Cap. 7

14

25/09

Processo de Visualização

Shirley Cap. 7, Hearn and Baker Cap. 7

15

30/09

Prova 1 

16

01/10

Modelos de Iluminação

Woo Cap. 3

17

07/10

Modelos de Iluminação

Shirley Cap. 9, Hearn and Baker Cap. 10

18

09/10

Modelos de Iluminação

Shirley Cap. 9, Hearn and Baker Cap. 10

19

14/10

Mapeamento de Texturas 

Shirley Cap. 11, Hearn and Baker Cap. 10

20

16/10

Mapeamento de Texturas 

Shirley Cap. 11, Hearn and Baker Cap. 10
21/10 Recesso Semana Acadêmica
23/10 Recesso Semana Acadêmica
28/10 Recesso Visita Universidade de Utah
30/10 Recesso Visita Universidade de Utah

21

04/11

Remoção de superfícies ocultas 

Shirley Cap. 8, Hearn and Baker Cap. 9

22

06/11

Remoção de superfícies ocultas

Shirley Cap. 8, Hearn and Baker Cap. 9

23

11/11

Remoção de superfícies ocultas

Shirley Cap. 10

24

13/11

Projeto Final

Shirley Cap. 10

25

18/11

Ray Tracing

Shirley Cap. 12 e 17

26

20/11

Hardware Gráfico

Shirley Cap. 12 e 17

27

25/11

Visualização Volumétrica

Shirley Cap. 26

28

27/11

Visualização Volumétrica

Shirley Cap. 26

29

02/12

Apresentação dos Trabalhos Finais

30

04/12

Prova 2

09/12 Recuperação 

 

Avaliação


A avaliação constará de duas provas, trabalhos em laboratório e um trabalho final. A nota final será calculada da seguinte forma: (P1 * 2.5 + P2 * 2.5 + TA * 2.5 + TF * 2.5) / 10, onde:

Uma prova de recuperação será oferecida aos alunos que precisem melhorar seu conceito. Neste caso a nota final será:

Bibiografia

 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

·         Shirley, et al. Fundamentals of Computer Graphics, AK Peters, 2005.

.      Hearn, D. & Baker, M.P.  Computer Graphics with OpenGL. Third Edition. Prentice-Hall, 2004. 

·         Mason Woo et al, OpenGL Programming Guide (3rd Edition), Addison-Wesley, ISBN 0201604582.


 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

·        Verth, J. M. Van & Bishop, L. M. Essential Mathematics for Games and Interactive Applications, Morgan Kaufmann, 2004.

.     Gomes, J e Velho, L. , Fundamentos da Computação Gráfica, IMPA, 2003.

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