Projeto de Banco de Dados

6ª edição
Carlos A. Heuser
Editora Bookman
ISBN: 979-85-7780-382-8

Apresentação

Sistemas de gerência de banco de dados (SGBD) surgiram no início da década de 70 com o objetivo de facilitar a programação de aplicações de banco de dados (BD) e vêm, desde então, sendo usados como base para construção de sistemas de informação. As pesquisas e a experiência de muitos profissionais de Informática resultaram em um conjunto de técnicas, processos e notações para o projeto de banco de dados. Este livro cobre o projeto de banco de dados, abordando as duas principais etapas do projeto, a da modelagem conceitual e a do projeto lógico.

Na modelagem conceitual, o livro utiliza a abordagem entidade-relacionamento (ER). Além de apresentar os conceitos e notações da abordagem ER, o livro contém regras e heurísticas para construção de modelos.

Com referência ao projeto lógico, o livro cobre tanto o projeto propriamente dito (transformação de modelos ER em modelos relacionais), quanto a engenharia reversa de BD (extração do modelo conceitual a partir do modelo lógico relacional ou de modelos de arquivos convencionais).

O livro é adequado para uso no ensino do projeto de banco de dados em nível de cursos de graduação na área da Informática. A conceituação é rigorosa e o conjunto de conhecimentos bem construído e fundamentado. Além disso, o livro é adequado para o suporte a cursos de pós-graduação em nível de especialização. Versões preliminares do livro vem sendo utilizadas tanto na UFRGS, quanto em Instituições conveniadas..

O livro não se destina somente ao uso acadêmico, mas também aos profissionais de Informática. São feitas muitas relações com problemas práticos e o estilo é tal que permite fácil compreensão por profissionais. Já foi utilizado em cursos de curta-duração para treinamento de profissionais em empresas.

Além de tratar o tema do projeto de banco de dados, na forma clássica, que aparece na maioria dos textos de banco de dados, o livro aborda o problema de engenharia reversa de banco de dados, apresentando uma técnica para projeto de banco de dados a partir de sistemas legados.

Há uma extensa lista de exercícios e muitos deles estão resolvidos. O capítulo que contém as soluções dos exercícios tem ao redor de 35 páginas.


[ Home page do livro | Apresentação| Professores | Aquisição ]