Primeiro Encontro -  Inauguração, Paganini e Stradivari

Iniciamos o encontro apresentando o logotipo da sociedade, original em metal, e sua imagem ampliada, e em seguida lendo a definição de "live" no "Webster´s Encyclopedic Unabridged Dictionary of the English Language".

O instrumento descrito aqui foi utilizado para mostrar as limitações e possibilidades de um violino. Os presentes experimentaram tocá-lo, e lemos alguns fatos sobre Antonio Stradivari, que, juntamente com Nicolò Amati e Guarneri del Gesú, foram os três melhores artesãos desses instrumentos de corda. Um violino Stradivarius original chega a valer alguns milhões de dollares.

Ao som dos caprichos para violino solo, executados por Itzhak Perlman, lemos esta biografia de Paganini, do livro Noções Elementares de Música de Miguel Izzo. Além das três ilustrações abaixo, também observamos uma fotografia do músico.

     

Já sabendo de sua importância, de algumas das lendas que o roeavam, e principalmente depois de ver a dificuldade de tocar o instrumento, ouvimos  "Variations on God Save the King", neste LP, com execução de Salvatore Accardo.

Ao final, lemos alguns outros trechos contando lendas de Paganini, na biografia mantida pelos descendentes de sua familia no Brasil, e assistimos o video com a execução de "Nel Cor Piu Non Mio Sento Variations", por Leonid Kogan no Youtube.

   
    © Marcelo Johann 2009
    www.inf.ufrgs.br/~johann/lps
    johann at inf dot ufrgs dot br