UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE INFORMÁTICA

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA

 

INF01151 - SISTEMAS OPERACIONAIS II - TURMA U

PROFESSOR: Marcelo Johann

SEMESTRE: 2012-2


Técnica GV/GO: ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL

1) Divisão da turma em dois grupos (pode ser pela escolha de temas diferentes)
Grupo 1 = Grupo de verbalização (GV)
Grupo 2 = Grupo de observação (GO)

2) Dentro do GO
Alunos devem possuir material de anotação, para anotarem principais tópicos sobre o
tema e formularem questões sobre o mesmo (essas questões podem, posteriormente,
servir como instrumento de avaliação).

3) Dentro do GV
Escolher um coordenador para organizar as falas do grupo (alunos escolhem)

4) Montar dois círculos
GV = Círculo interno
GO = Círculo externo

5) Começa-se a exposição do tema no grupo interno. Não é uma apresentação na qual as
pessoas falam em uma ordem os conteúdos, mas sim uma discussão do assunto. Em
primeiro lugar se faz a caracterização e depois se vai discutindo sobre o assunto
apontando opiniões em relação a sua utilização, etc.

6) Enquanto o GV fala, o GO não pode se pronunciar, apenas deve prestar atenção ao
que é dito, fazer anotações e formular questões sobre as mesmas. Essas questões
devem dizer respeito ao que não ficou claro na explicitação e também a pontos sobre
o tema nos quais gostariam de uma maior explicação.

7) Após a discussão 1, pelo grupo 1 (GV), pode-se:
1- Iniciar a exposição das perguntas, do GO para o GV, que devem ser respondidas
oralmente.
2- Inverter os grupos, isto é, o grupo 1 torna-se o grupo de observação e o grupo 2
torna-se o grupo de verbalização (do mesmo tema ou de um tema diferente - mesma
dinâmica de funcionamento).
3- Analisar as questões propostas pelos alunos e junto com questões do professor
pedir que os alunos de cada grupo (se os temas forem diferentes) respondam a elas
como parte de sua avaliação.
4- Pedir a cada grupo que elabore um material sobre o tema que pode ser deixado no
xerox.

Avaliação do GV/GO: ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL

- Alunos avaliam a utilização da técnica (como tudo transcorreu, a idéia,
sugestões).
- Professor avalia alunos:
- Critérios: Por exemplo, demonstrar clareza ao explicar o tema, participação no
debate no grupo de verbalização, respostas às perguntas feitas por colegas e
professor (clareza, coerência e argumentação).
- Instrumentos: Por exemplo, perguntas respondidas, anotações feitas quando
participava do grupo de observação.
 

ORIENTAÇÕES E DEFINIÇÕES PARA SISOP 2012-2

TEMAS

Grupo 1: Sistemas Operacionais Distrubuídos Clássicos e Reais
Grupo 2: CORBA, Web Services, Redes Peer-to-Peer e Cloud Computing

Proposta de Divisão de Estudo: 

Grupo 1: Amoeba, Mach, Chorus, DCE, Inferno, outros; Objetivo, Conceitos,Kernel, Memória, Memória compartilhada, File System, Comunicação (RPC, msgs, protocolos), IO, segurança;
Grupo 2: Siglas Corba, IDL, stub, skeleton, ORB, IIOP
, DII, DSI, OODB, DCOM, RFP, POS, POM, PDM, PDS, DDCF, POA, IR, CCM, OBV, GIOP, SSLIOP, HTIOP, exemplos de código;

Aula1 (hoje):
Preparação, instruções, divisão dos grupos, escolha do coordenador, divisão de
leituras e materiais. 

Aulas 2, 3: 

Grupo de Verbalização é o que estudou o tema
Grupo de Observação é o outro. 
GV faz discussão em 50 min, GO questiona em 50 min
* todos devem fazer anotação (principalmente GO)
** uma lista de questões e respostas deve ser entregue para o professor até dois dias
antes de cada aula de discussão.

Aula4:
Avaliação - os alunos devem: 
1: (2,0 pontos)- responder algumas questões selecionadas por escrito;
2: (2,0 pontos)- fazer um resumo geral sobre a discussão, incluindo conteúdo;
3: (2,0 pontos)- darem uma nota a seu desempenho, como auto-avaliação;
A nota geral desse trabalho corresponderá aos 3 itens acima, mais nota do professor
(2,0 pontos) sobre a participação em aula (usar crachás), e mais uma nota geral de
cada grupo sobre as perguntas e respostas disponibilizadas (2,0 pontos).

SALA E RECURSOS

As aulas de discussão serão realizadas na sala xxx.

BOA SORTE !