UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE INFORMÁTICA
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA
INF01151 - SISTEMAS OPERACIONAIS II - TURMA U
PROFESSOR: Marcelo Johann
SEMESTRE: 2012-2
Técnica GV/GO: ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA GERAL
1) Divisão da turma em dois grupos (pode ser
pela
escolha de temas diferentes)
Grupo 1 = Grupo de verbalização (GV)
Grupo 2 = Grupo de observação (GO)
2) Dentro do GO
Alunos devem possuir material de anotação, para anotarem
principais
tópicos sobre o
tema e formularem questões sobre o mesmo (essas questões
podem,
posteriormente,
servir como instrumento de avaliação).
3) Dentro do GV
Escolher um coordenador para organizar as falas do grupo (alunos
escolhem)
4) Montar dois círculos
GV = Círculo interno
GO = Círculo externo
5) Começa-se a exposição do tema no grupo interno.
Não é uma
apresentação na qual as
pessoas falam em uma ordem os conteúdos, mas sim uma
discussão do
assunto. Em
primeiro lugar se faz a caracterização e depois se vai
discutindo sobre
o assunto
apontando opiniões em relação a sua
utilização, etc.
6) Enquanto o GV fala, o GO não pode se pronunciar, apenas deve
prestar
atenção ao
que é dito, fazer anotações e formular
questões sobre as mesmas. Essas
questões
devem dizer respeito ao que não ficou claro na
explicitação e também a
pontos sobre
o tema nos quais gostariam de uma maior explicação.
7) Após a discussão 1, pelo grupo 1 (GV), pode-se:
1- Iniciar a exposição das perguntas, do GO para o GV,
que devem ser
respondidas
oralmente.
2- Inverter os grupos, isto é, o grupo 1 torna-se o grupo de
observação
e o grupo 2
torna-se o grupo de verbalização (do mesmo tema ou de um
tema diferente
- mesma
dinâmica de funcionamento).
3- Analisar as questões propostas pelos alunos e junto com
questões do
professor
pedir que os alunos de cada grupo (se os temas forem diferentes)
respondam a elas
como parte de sua avaliação.
4- Pedir a cada grupo que elabore um material sobre o tema que pode ser
deixado no
xerox.
Avaliação do GV/GO:
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
GERAL
- Alunos avaliam a utilização da
técnica (como tudo
transcorreu, a idéia,
sugestões).
- Professor avalia alunos:
- Critérios: Por exemplo, demonstrar clareza ao explicar o tema,
participação no
debate no grupo de verbalização, respostas às
perguntas feitas por
colegas e
professor (clareza, coerência e argumentação).
- Instrumentos: Por exemplo, perguntas respondidas,
anotações feitas
quando
participava do grupo de observação.
ORIENTAÇÕES
E
DEFINIÇÕES PARA SISOP 2012-2
TEMAS
Grupo 1: Sistemas Operacionais Distrubuídos Clássicos e
Reais
Grupo 2: CORBA, Web Services, Redes Peer-to-Peer e Cloud Computing
Proposta de Divisão de Estudo:
Grupo 1: Amoeba, Mach, Chorus, DCE, Inferno,
outros; Objetivo, Conceitos,Kernel, Memória, Memória
compartilhada, File System, Comunicação (RPC, msgs,
protocolos), IO, segurança;
Grupo 2: Siglas Corba, IDL, stub, skeleton, ORB, IIOP, DII,
DSI, OODB, DCOM, RFP,
POS, POM, PDM, PDS,
DDCF, POA, IR, CCM,
OBV, GIOP, SSLIOP, HTIOP, exemplos de código;
Aula1 (hoje):
Preparação, instruções, divisão dos
grupos, escolha do coordenador,
divisão de
leituras e materiais.
Aulas 2, 3:
Grupo de Verbalização é o
que estudou o tema
Grupo de Observação é o outro.
GV faz discussão em 50 min, GO questiona em 50 min
* todos devem fazer anotação (principalmente GO)
** uma lista de questões e respostas deve ser entregue para o
professor
até dois dias
antes de cada aula de discussão.
Aula4:
Avaliação - os alunos devem:
1: (2,0 pontos)- responder algumas questões
selecionadas por escrito;
2: (2,0 pontos)- fazer um resumo geral sobre a discussão,
incluindo
conteúdo;
3: (2,0 pontos)- darem uma nota a seu desempenho, como
auto-avaliação;
A nota geral desse trabalho corresponderá aos 3 itens acima,
mais nota
do professor
(2,0 pontos) sobre a participação em aula (usar
crachás), e mais uma
nota geral de
cada grupo sobre as perguntas e respostas disponibilizadas (2,0 pontos).
SALA E RECURSOS
As aulas de discussão serão realizadas na sala xxx.
BOA SORTE !