Responsabilidades de orientandos e orientadores (opinião pessoal):
NB: há muitos outros sites com este tipo de informação. Descubra-os, afinal você quer ser um pesquisador.
0) Orientando:
Trabalhar arduamente. Pesquisadores não trabalham em regime de 40 horas semanais com cartão-ponto. Muitas "horas-extra" não remuneradas têm de ser adicionadas para que o pesquisador tenha chances de obter algum sucesso relevante. No caso de pós-graduandos, para visionar alguma chance de completar suas monografias. Quanto menor a experiência em pesquisa, mais "horas-extra" devem ser adicionadas.

Orientandor:

Assegurar que seu orientando esteja trabalhando regularmente e observar e apoiar intelectualmente o progresso da pesquisa.

1) Orientando:

Ser o  responsável sobre seu trabalho de pesquisa, i.e. sobre sua dissertação/tese. Cursos de pós-graduação de primeira linha têm o objetivo de formar pesquisadores, que devem ser responsáveis e independentes intelectualmente. Isto é refletido na sua postura intelectual independente e responsável.
Orientandor:
Auxiliar o orientando, mas não executar/realizar a pesquisa para o orientando. Apoiá-lo moralmente e intelectualmente, indicando a literatura relevante e ferramentas úteis para realização da pesquisa. Ler a monografia (dissertação/tese) antes da submissão da mesma e fazer comentários úteis para a melhoria na apresentação e principalmente quanto ao conteúdo.
2) Orientando:
Demonstrar iniciativa. É condição sine qua non a busca por informações, i.e., a busca pelo entendimento da sua área de pesquisa. Não espere que seu orientador descubra todos os artigos relevantes de sua área, nem que explique todas as definições, proposições, lemas, teoremas, provas e algoritmos neles contidos.
Orientandor:
Incentivar a iniciativa de seus orientandos. Orientadores adquiriram tal condição por serem capazes de pesquisar de forma independente.

3) Orientando:
Interagir com outros pesquisadores/colegas. A interação entre pesquisadores muitas vezes facilita o acesso aos últimos resultados de pesquisa e a resultados desconhecidos, pois é impossível ler tudo que é publicado, e conhecer todos os resultados relevantes de outrem antes de sua publicação.

Orientandor: 

Incentivar a interação entre seus orientandos e demais pesquisadores. Indicar veículos relevantes e pesquisadores atuantes na área de pesquisa do seu orientando.
4) Orientando:
Escrever com o objetivo de publicar os resultados de sua pesquisa. Resultados científicos relevantes são publicados, criticados e discutidos entre pares. É um dos mecanismos-chave que possibilita a evolução da ciência. No entanto, sem cumprir os itens 0, 1, 2, 3 acima, é muito difícil obter sucesso em pesquisa e, conseqüentemente, publicar.
Orientandor:

Incentivar fortemente que seus orientandos escrevam regularmente, relatando os resultados obtidos, produzindo relatórios técnicos e artigos contendo os resultados de suas pesquisas. Incentivar o orientando a desenvolver a escrita técnica, técnicas de apresentação em seminários científicos e a leitura crítica. Ensinar os princípios básicos do método científico aos seus orientandos.
5)
Orientando:
Manter uma postura crítica perante sua pesquisa.
Orientandor:

Manter uma postura crítica perante sua pesquisa.

 

Click here to go back to my so-called homepage.