Menu:

Latest news:

30.03.2010:
Stéfano got his Master!

15.03.2010:
ERAD 2010 in Passo Fundo.

19.01.2010:
Mission in Berlin.

20.12.2009:
João Lima has been accepted in PhD.

Links:

Instituições

Projetos em Processamento de Alto Desempenho e Programação Paralela

Projetos internacionais

  1. CAPA (2008-2010) – CNPq-INRIA. Coord. Philippe O. A. Navaux - este acordo possibilita pesquisa comum com o grupo de Processamento Paralelo de Grenoble/LIG em Processamento de Alto Desempenho.
    Mais informações.

  2. GBRAMS-AMSUD (2008-2009) – CAPES/INRIA (STIC-AMSUD). Coord. Philippe O. A. Navaux - Este projeto internacional une o Brasil (UFRGS), a Argentina (UBA), o Peru (Univ. de Trujillo) e a França (projeto MESCAL/INRIA) na montagem de um Grid computacional de quatro clusters entre nossos países, para o cálculo da climatologia da América do Sul. O software OAR será usado para gerenciar o Grid.
    Mais informações.

  3. BRAFITEC Scistema (2007-2008) – CNPq. Coord. Philippe O. A. Navaux - Este projeto trata do intercâmbio de alunos em nível de graduação, entre as universidades de Grenoble (França) e os cursos de Engenharia da Computação e de Ciência da Computação do Instituto de Informática da UFRGS. Por ano, são cerca de 5 alunos brasileiros que vão para Grenoble (por dois semestres), e cerca de 4-5 franceses que vêm cursar disciplinas na UFRGS. Este projeto Scistema dá seqüência ao projeto BRAFITEC Paginer (coord.: Prof. Geyer), que funcionou nos mesmos moldes de 2003 a 2006.
    Mais informações.

  4. Probral (2007-2009) – CAPES-DAAD. Coord. Nicolas Maillard / Ph. O. A. Navaux - Estabelece uma colaboração com os parceiros alemães da Technische Üniversität Berlin e o GPPD, além do grupo de Cesar A. F. De Rose (PUCRS, Brasil). As áreas contempladas são o gerenciamento de Grids e de Clusters, e programação paralela. Dois doutorandos brasileiros têm feito estágio sanduíche de um ano em Berlim, no âmbito deste convênio. O GPPD também recebeu a visita do doutorando alemão Jörg Schneider, durante 5 semanas em 2007. Nota-se que da colaboração científica com Berlin e o grupo do Prof. Heiss saiu também um convênio UNIBRAL de intercâmbio de alunos de graduação, entre a UFRGS e a TÜB.
    Mais informações.

  5. Équipe Associée DIODE-A (2006-2011) – INRIA. Coord. Bruno Raffin - O grupo de pesquisa onde atuo (GPPD) foi nomeado “Équipe Associée” (Equipe associada) pelo organismo nacional francês de pesquisa em informática INRIA, em Dezembro de 2006. A título de comparação, existem 2 Equipes INRIA no Brasil, e 27 no mundo inteiro.
    Mais informações.

  6. P(AD)2 (2006-2009) – CAPES-COFECUB. Coord. Philippe O. A. Navaux - Estabelece uma colaboração com os projetos franceses do INRIA MOAIS e MESCAL, com intercâmbio de alunos de pós-graduação. A temática inclui Grid Computing, programação paralela (MPI, OpenMP, Kaapi) e sistema de arquivos distribuídos. Até o momento, dois doutorandos brasileiros têm efetuado sanduíche no ãmbito de P(AD)2, e o GPPD tem recebido 2 doutorandos de Grenoble em Porto Alegre.
    Mais informações.

  7. PICS (2005-2007 ENCERRADO) – CNPq/CNRS. Coord. Bruno Raffin - Este acordo possibilitou pesquisa comum entre o GPPD e o grupo de Processamento Paralelo de Grenoble/LIG em Processamento de Alto Desempenho (Sistemas de IO paralelos, Monitoração, Programação Adaptiva MPI). O GPPD obteve contrapartida a este acordo com a França, pelo CNPq, no ano de 2007 (coord.: Prof. Philippe O. A. Navaux).
    Mais informações.

Projetos nacionais

  1. Projeto Multicore (2008-2009) – CNPq (Universal). Coord. Philippe O. A. Navaux - Junto com os Profs. Navaux e Luigi Carro, este projeto consiste no estudo das novas arquiteturas paralelas e nas formas de programá-las. Em especial, tem-se estudado o suporte que arquiteturas reconfiguráveis pode dar à execução eficiente de programas PRAM. Este projeto inclui um recém-doutor, dois doutorandos e três mestrandos.
    Mais informações.

  2. RECLIRS (2007-2009) – FINEP (Redes Estatuais). Coord. Haroldo Fraga dos Campos Velho - Este projeto é uma continuação regional, no Estado do Rio Grande do Sul, do projeto GBRAMS. Junto com colegas de meteorologia e de hidrologia (IPH/UFRGS), com grupos de Pelotas, do INPE/Santa Maria e da Universidade Federal de Santa Maria, está-se simulando a evolução do climato no RS.
    Mais informações.

  3. Interoperabilidade (2007-) – Microsoft. Coord. Philippe O. A. Navaux - Inclui várias linhas de pesquisa, junto com outros professores da UFRGS. Eu sou responsável pelo projeto chamado MPI-#, que trata da integração do MPI com C#. Também atuo num trabalho de geração de documentos e textos OpenXML a partir do formato ODT. Essas duas linhas incluem atividades de um bolsista de Iniciação Científica, de um Trabalho de Conclusão de Curso e de um mestrando.
    Mais informações.

  4. Atmosfera Massiva (2007-2008) – CNPq (Grandes Desafios). Coord. Philippe O. A. Navaux - Junto com o CPTEC (Dr. Jairo Paneta) e o LNCC (Prof. Pedro Dias), trabalhamos neste projeto no estudo do impacto das novas arquiteturas Multicores no desempenho de programas paralelos (MPI e OpenMP) usados para modelar o climato e o tempo. Este programas incluem os softwares BRAMS e OLAM.
    Mais informações.

  5. Currículo para a tecnologia Intel Multi-core (2006-2007 ENCERRADO) – INTEL. Coord. Philippe O. A. Navaux - Tratou da programação de arquiteturas Multicores. Enfatizou o ensino, com cursos de tópicos especiais e a montagem de um laboratório de 10 PCs dualcores, mais palestras em eventos nacionais. Este projeto também envolveu o Prof. Carissimi e dois doutorandos.
    Mais informações.

  6. JAVA-WSPAD (2005-2007 ENCERRADO) – FINEP. Coord. Philippe O. A. Navaux - Em parceria com o Prof. Claudio Amorim, da COPPE (Univ. Federal do Rio de Janeiro). Este projeto tratou do uso de Web Services para montar um cluster de clusters e unificar as ferramentas de gerenciamento de clusters. 2 outros professores do GPPD trabalharam junto neste projeto, além de 3 alunos de pós-graduação. O projeto foi montado em parceria com a HP Brasil.
    Mais informações.

  7. G-BRAMS (2005-2007 ENCERRADO) – FINEP. Coord. Philippe O. A. Navaux - Este projeto tratou do uso de uma grade computacional experimental junto com os parceiros do INPE (LAC e CPTEC), a fim de testar tal plataforma com uma aplicação realista de simulação meteorológica (BRAMS) baseada no MPI. Três middlewares para grids foram comparados: Globus, OurGrid e OAR. O projeto incluiu dois outros professores do GPPD, além de 4 alunos de pós-graduação do Instituto de Informática. Este projeto incluiu também a HP Brasil como parceiro.
    Mais informações.

  8. CLUMSSY (2004-2006 ENCERRADO) – HP Brasil. Coord. Philippe O. A. Navaux - Dentro deste projeto, eu fui responsável pela linha de escalonamento de programas paralelos com o MPI, em dois contextos: no caso estático, usou-se um rastro do frafo de comunicações para decidir do mapeamento dos processos; no caso dinâmico, usou-se criação dinâmica de processos para balancear a carga.
    Mais informações.



    Fri Apr 02 16:48:12 -0300 2010