Grenoble, France

Bolsas de IC

Procura-se candidatos para 3 bolsas de IC de até 12 meses renovável para trabalhar no Grupo de Processamento Paralelo e Distribuído do INF da UFRGS. São 3 perfis: A: Computação Numérica, B: Matemática Aplicada e Computação Científica e C: Processamento Paralelo. Veja abaixo o detalhamento de cada perfil. Para candidatar-se, enviar e-mail à schnorr@inf.ufrgs.br com título “Bolsa IC Eletromagnética Paralela”, identificando para qual(is) perfil(is) pretende se candidatar (em ordem de preferência). Anexe: documento de identificação, uma carta de motivação em inglês, histórico escolar, CV com panorama educacional, eventual experiência de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita pelo CV, histórico e entrevista, todos em caráter eliminatório. A entrevista ocorrerá por videoconferência devido a pandemia do coronavirus. É necessário portanto que o candidato tenha uma webcam (video, audio). Inscrições: até 29/03/2020, Entrevistas: 30/03/2020. Início: 01/04/2020.

Perfil A - Computação Numérica

Trabalhar com Design e implementação de algoritmos numéricos eficientes, com rápida prototipação. É valorizado que o candidato tenha experiência com os seguintes conceitos: Teoria de filtros digitais recursivos; Filtros digitais implementados por sistemas lineares de minimos quadrados; Programação em C/C++; Conhecimento de processamento de imagens e linguagens de programação Julia ou MATLAB. Boa formação em Programação, Cálculo, Álgebra Linear e Lógica é essencial. Para atuar neste perfil o candidato deve estar matriculado nos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Habilidades em inglês e de integração com a equipe são importantes.

Perfil B - Matemática Aplicada e Computação Científica

Trabalhar com análise e prototipação de métodos para solução de problemas inversos. É valorizado que o candidato tenha experiência com os seguintes conceitos: Álgebra matricial e fatorações matriciais; Métodos diretos e iterativos para resolução de sistemas lineares esparsos; Modelagem de sistemas de mínimos quadrados com soluções regularizadas; Filtros digitais e análise espectral (transformada Z e de Fourier); Teorema da Convolução; Conhecimento de linguagens de programação Julia ou MATLAB é valorizado. Boa formação em Cálculo e Álgebra Linear é essencial. Para atuar neste perfil o candidato deve estar matriculado nos cursos de Bacharelado em Matemática ou Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Habilidades em inglês e de integração com a equipe são importantes.

Perfil C - Processamento Paralelo

É valorizada uma experiência prévia em processamento paralelo e distribuído, simuladores e arquitetura de computadores. Candidatos com algum conhecimento em programação em C, R, Python, Shell script, MPI, OpenMP, OpenCL ou CUDA e Linux. O bolsista trabalhará no auxílio da investigação da análise de desempenho de aplicações paralelas que calculam assinaturas eletromagnéticas através do método de inversão. Para atuar neste perfil o candidato deve estar matriculado nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Habilidades em inglês e de integração com a equipe são importantes.

Inscrições

Para se candidatar, os interessados devem enviar e-mail para schnorr@inf.ufrgs.br com o título “Bolsa IC Eletromagnética Paralela”, identificando para qual(is) perfil(is) pretende se candidatar (em ordem de preferência), e anexando: documento de identificação, uma carta de motivação em inglês, histórico escolar, currículo vitae com panorama educacional, eventual experiência de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita pelo currículo, histórico e entrevista, todos em caráter eliminatório. A entrevista ocorrerá por videoconferência devido a pandemia do coronavirus. É necessário portanto que o candidato tenha uma webcam (video, audio).

Dúvidas

No caso de dúvidas, envie e-mail para Prof. Lucas Mello Schnorr (schnorr@inf.ufrgs.br), Eduardo Gastal (eslgastal@inf.ufrgs.br), ou Philippe Navaux (navaux@inf.ufrgs.br).

Bolsa de Pós-Doutorado

Procura-se candidato para bolsa de pós-doutorado de até dois anos e meio para trabalhar no Grupo de Processamento Paralelo e Distribuído do Instituto de Informática da UFRGS. O candidato deve se enquadrar no perfil abaixo:

Perfil Buscado

Trabalhar com análise e implementação de métodos e algoritmos eficientes para solução de problemas inversos, mais especificamente problemas de exploração de óleo e gás usando o método eletromagnético. Espera-se que o candidato tenha experiência com os seguintes conceitos: Métodos diretos e iterativos para resolução de sistemas lineares esparsos; Modelagem de sistemas de mínimos quadrados com soluções regularizadas, algoritmo de Levenberg-Marquardt; Filtros digitais e análise espectral (transformada Z e de Fourier); Design e implementação de algoritmos numéricos eficientes, com rápida prototipação; Teoria da Amostragem; Programação em C/C++; Conhecimento de processamento de imagens e linguagens de programação Julia ou Python ou MATLAB é desejado mas não obrigatório.

Requisitos globais

Além do perfil acima descrito, o candidato deve ser doutor em Ciência da Computação ou áreas relacionadas. Habilidades em inglês e de integração com o grupo são importantes.

Funcionamento da Seleção

A seleção dos candidatos será feita pelo currículo, carta de motivação, carta de recomendação, histórico escolar da graduação e da pós-graduação e entrevista, todos em caráter eliminatório.

Inscrições

Inscrições por e-mail com o título “Bolsa PD Eletromagnética Paralela” para schnorr@inf.ufrgs.br de 04/03/2020 até dia 05/04/2020. Os interessados devem enviar por e-mail os seguintes documentos: identidade, uma carta de motivação em inglês, uma carta de recomendação (preferencialmente de um antigo orientador), histórico escolar da graduação e da pós-graduação, CV com a lista de publicações, panorama educacional, experiência e registro de pesquisa; e cópia do diploma de doutorado ou o certificado de conclusão do grau de doutorado.

Dúvidas

No caso de dúvidas, envie e-mail para Prof. Lucas Mello Schnorr (schnorr@inf.ufrgs.br), Eduardo Gastal (eslgastal@inf.ufrgs.br), ou Philippe Navaux (navaux@inf.ufrgs.br).

Oportunidades arquivadas

Veja as oportunidades arquivadas.