CMP249 – Rendering Avançado

Conteúdo Programático


Part I – Introdução à Programação de Shaders e Texturas

1. Introdução à Programação de Shaders
1.1. Introdução ao Pipeline Programável
1.2. FXComposer
1.3. Cg

2. Mapeamento de Texturas
2.1. Mapeamento de Textura Perspectivamente Correto
2.2. Bump Mapping
2.3. Environment Mapping
2.4. Reflection Mapping
2.5. Relief Mapping
2.6. Textura Projetiva
2.7. Polinomial Texture Mapping

3. Algoritmos para Geração de Sombras
3.1. Shadow Maps
3.2. Sombras Projetivas
3.3. Volumes de Sombras

Part II – Iluminação Global

4. Transporte de Luz
4.1. Conceitos Radiométricos
4.2. BRDF
4.3. Equação de Rendering

5. Modelos de Reflexão
5.1. Torrance-Sparrow
5.2. Cook-Torrance
5.3. Ashikhmin-Shirley (Anisotropic Microfacet Model)
5.4. Modelo Difuso de Oren-Nayar
5.5. Lafortune et al.

6. Ray Tracing
6.1. Algoritmo
6.2. PBRT e Técnicas de Aceleração

7. Método da Radiosidade
7.1. Conceitos
7.2. Fatores de Forma
7.3. Radiosidade Progressiva

8. Photon Mapping
8.1. Introdução a Integração de Monte Carlo
8.2. Algoritmo
8.3. Estimatição de Radiância

9. Pre-Computed Radiance Transfer
9.1. Spherical Harmonics Basis
9.2. Sampling and Reconstruction


Part III – Rendering Baseado em Imagens

10. Rendering de Imagens Panorâmicas e 3D Image Warping
10.1. Panoramas Cilíndricos e Esféricos
10.2. Warping de Imagens em 3D (3D Image Warping)
       
11. Técnicas de Iluminação Baseadas em Imagens
11.1. Construção de mapas com altas faixas dinâmicas
11.2. Adquirindo iluminação de ambientes reais
11.3. Renderizando objetos sintéticos em cenas reais