CMP513 – Tópicos Especiais - Rendering Avançado
Conteúdo
Programático
sujeito à pequenos ajustes ao longo do semestre
para acomodar os
interesses da turma
Part I – Introdução à
Programação de Shaders e Texturas
1.
Introdução
1.1. O Pipeline de Rendering
1.2. Arquitetura do Hardware Gráfico Programável
2.
Introdução à
Programação de Shaders (Shaders
Programming)
2.1. FXComposer
2.2. High-Level
Shading Languages
2.2.1. Cg
3. Mapeamento de
Texturas
3.1. Mapeamento
de Textura Perspectivamente Correto
3.2. Bump
Mapping
3.3. Environment
Mapping
3.4. Reflection
Mapping
3.5. Textura
Projetiva
3.6. Polinomial
Texture Mapping
4. Sombras
4.1. Shadow Maps
4.2. Sombras
Projetivas
4.3. Volumes de
Sombras (shadow volumes)
4.4. Sombras
Suaves
Part II –
Iluminação Global
5. Conceitos
5.1.
Equação de Rendering
5.2. BRDF
6. Ray Tracing
6.1. Algoritmo
6.2.
Técnicas de Aceleração
7. Método
da Radiosidade
7.1. Conceitos
7.2. Fatores de
Forma
7.3. Radiosidade
Progressiva
Part III –
Rendering Baseado em Imagens
8. Rendering de
Imagens Panorâmicas
8.1. Panoramas
Cilíndricos
8.2. Panoramas
Esféricos
9. Warping de
Imagens (Image Warping)
9.1. Warping de
Imagens em 3D (3D Image Warping)
9.2. Texturas de
relevo
(Relief textures)
10.
Técnicas de Iluminação Baseadas
em Imagens
10.1.
Construção de mapas com altas faixas
dinâmicas (high-dynamic range radiance maps)
10.2. Adquirindo
iluminação de ambientes
reais
10.3.
Renderizando objetos sintéticos em cenas
reais
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