CMP513 – Tópicos Especiais - Rendering Avançado

Conteúdo Programático

sujeito à pequenos ajustes ao longo do semestre para acomodar os interesses da turma


Part I – Introdução à Programação de Shaders e Texturas

 
1. Introdução
1.1. O Pipeline de Rendering
1.2. Arquitetura do Hardware Gráfico Programável
 

2. Introdução à Programação de Shaders (Shaders Programming)
2.1. FXComposer
2.2. High-Level Shading Languages
2.2.1. Cg
 
3. Mapeamento de Texturas
3.1. Mapeamento de Textura Perspectivamente Correto
3.2. Bump Mapping
3.3. Environment Mapping
3.4. Reflection Mapping
3.5. Textura Projetiva
3.6. Polinomial Texture Mapping
 
4. Sombras
4.1. Shadow Maps
4.2. Sombras Projetivas
4.3. Volumes de Sombras (shadow volumes)
4.4. Sombras Suaves
 
Part II – Iluminação Global
 
5. Conceitos
5.1. Equação de Rendering
5.2. BRDF
 
6. Ray Tracing
6.1. Algoritmo
6.2. Técnicas de Aceleração
 
7. Método da Radiosidade
7.1. Conceitos
7.2. Fatores de Forma
7.3. Radiosidade Progressiva
 
Part III – Rendering Baseado em Imagens
 
8. Rendering de Imagens Panorâmicas
8.1. Panoramas Cilíndricos
8.2. Panoramas Esféricos
 
9. Warping de Imagens (Image Warping)
9.1. Warping de Imagens em 3D (3D Image Warping)
9.2. Texturas de relevo (Relief textures)
                                               
10. Técnicas de Iluminação Baseadas em Imagens
10.1. Construção de mapas com altas faixas dinâmicas (high-dynamic range radiance maps)
10.2. Adquirindo iluminação de ambientes reais
10.3. Renderizando objetos sintéticos em cenas reais


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