Conteúdo Programático
Parte I: Conceitos Básicos
Introdução
O que é Computação Gráfica
Applicações da Computação Gráfica
Modelos, Imagens e Computação Gráfica
Tecnologias
de Monitores Gráficos
O Sistema Visual Humano
Arquitetura por Sistema de Varredura (Raster System Architecture)
Graphics
APIs
OpenGL and GLUT overview
Part II: Entendendo o Pipeline Gráfico
Geração
de Imagens
Como são Produzidas as Imagens de Cenas Tridimensionais?
O Pipeline Gráfico
Transformações
Geométricas
Transformações Lineares, Afins e Projetivas
Coordenadas Homogeneas
Translação
Escala
Shear
Rotação
Mudança
de Sistema de Coordenadas
Matrix de Mudança de Sistema de Coordenadas
Especificando os Parâmetros da Câmera Virtual
Projeções
Projeções Planares
Projeção Linear: O modelo “Pinhole” de Camera
Entendendo a Projeção Perspectiva
O Volume Canônico para Visualização
A Matrix de Projeção
Recorte
(Clipping)
Algoritmos para Recorte de Segmentos de Reta
Recorte de Polígonos
Recorte em 3-D
Rasterização
Scan conversion
Interpolação em Perspectiva
Part III: Sombreamento (Shading) e Eliminação de Superfícies Ocultas
Shading
Flat, Gouraud, Phong
Modelos de Iluminação
Modelos de Reflexão
Eliminação
de Superfícies Ocultas
Algoritmo do Pintor
Ray casting
Z-Buffer
Mapeamento
de Textura
Mapeamento de Textura Convencional
Environment Mapping
Bump Mapping
Mapeamento de Textura de Relevo (Relief Texture Mapping)
Sombras
Sombras com Transições Suaves e Abruptas (soft and hard shadows)
Algoritmos de Sombras
Part IV. Iluminação Global
Ray
Tracing
Ray Tracing Recursivo
Radiosidade
Cáculo de Fatores de Forma
Algoritmo de Radiosidade Progressiva