INF01009 - Computação Gráfica
Semestre 2003/1

Conteúdo Programático

Parte I: Conceitos Básicos

Introdução
    O que é Computação Gráfica
    Applicações da Computação Gráfica
    Modelos, Imagens e Computação Gráfica

Tecnologias de Monitores Gráficos
    O Sistema Visual Humano
    Arquitetura por Sistema de Varredura (Raster System Architecture)

Graphics APIs
    OpenGL and GLUT overview

Part II: Entendendo o Pipeline Gráfico

Geração de Imagens
    Como são Produzidas as Imagens de Cenas Tridimensionais?
    O Pipeline Gráfico

Transformações Geométricas
    Transformações Lineares, Afins e Projetivas
    Coordenadas Homogeneas
    Translação
    Escala
    Shear
    Rotação

Mudança de Sistema de Coordenadas
    Matrix de Mudança de Sistema de Coordenadas
    Especificando os Parâmetros da Câmera Virtual

Projeções
    Projeções Planares
    Projeção Linear: O modelo “Pinhole” de Camera
    Entendendo a Projeção Perspectiva
    O Volume Canônico para Visualização
    A Matrix de Projeção

Recorte (Clipping)
    Algoritmos para Recorte de Segmentos de Reta
    Recorte de Polígonos
    Recorte em 3-D
 
Rasterização
    Scan conversion
    Interpolação em Perspectiva

Part III: Sombreamento (Shading) e Eliminação de Superfícies Ocultas

Shading
     Flat, Gouraud, Phong
     Modelos de Iluminação
     Modelos de Reflexão

Eliminação de Superfícies Ocultas
     Algoritmo do Pintor
     Ray casting
    Z-Buffer

Mapeamento de Textura
     Mapeamento de Textura Convencional
     Environment Mapping
     Bump Mapping
     Mapeamento de Textura de Relevo (Relief Texture Mapping)

Sombras
    Sombras com Transições Suaves e Abruptas (soft and hard shadows)
    Algoritmos de Sombras

Part IV. Iluminação Global

Ray Tracing
     Ray Tracing Recursivo

Radiosidade
    Cáculo de Fatores de Forma
    Algoritmo de Radiosidade Progressiva
 

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