Trabalhos e Leituras Recomendadas
TrabalhosTrabalho de Implementação No 0 (Aquecimento)
Data de Divulgação: 29/03/2004
Data para Entrega : 31/04/2004 às 13:30Trata-se de um exercício bastante simples para familiarizá-lo com o ambiente de programação que usaremos na disciplina (Visual C++/Dec C++, OpenGL e GLUT). Download o programa double.c (exemplo 1-3 do livro vermelho de OpenGL), crie um projeto usando Visual C++ ou Dev C++ (escolha o ambiente que você pretende utilizar ao longo da disciplina), compile e execute o programa. Só isso!
Trabalho de Implementação No 1 (Definindo uma Câmera Virtual em OpenGL)
Data de Divulgação: 14/04/2004
Data para Entrega : 21/04/2004 às 13:30Descrição do Trabalho Programa Exemplo
Trabalho de Implementação No 2
- Renderizando modelos geométricos arbitrários (malhas triangulares) no centro da janela
- Realizando translações e rotações de câmera ao redor de seus eixos
- Explorando cores em OpenGL
- Explorando o relacionamento entre near e far clipping planes e o efeito na resolução do buffer de profundidade
- Utilizando uma GUI (Graphics User Interface)
- Renderizando modelos cujos vértices encontram-se orientados nos sentidos horário e anti-horárioData de Divulgação: 26/04/2004
Data para Entrega : 10/05/2004 às 13:30Descrição do Trabalho
Arquivos de teste: cubo e vaca.Trabalho de Implementação No 3
- Implementação do pipeline gráfico
Data de Divulgação: 10/05/2004
Data para Entrega : 24/05/2004 às 13:30Descrição do Trabalho
Arquivos de teste: os mesmo que do trabalho número 2Leituras
29/03/2004 - Leia o Capítulo 1 do Livro Vermelho de OpenGL Red Book.
31/03/2004 - Leia o Capítulo 2 do Livro Vermelho de OpenGL Red Book.
22/04/2004 - Leia a Seção 5.6 (Drawing 3D Scenes with OpenGL) do Livro Computer Graphics Using OpengGL.
Leia o Capítulo 7 (Three-Dimensional Viewing) do livro Computer Graphics Using OpengGL.../../2004 - Leia o Capítulo 8 (Rendering Faces for Visual Realism) do livro Computer Graphics Using OpengGL.
Leia as Seções 13.1 a 13.3 (páginas 699-713) sobre eliminação de superfícies ocultas, do livro Computer Graphics Using OpengGL.