Tutoriais | Acesso Externo e Proxy

Para acessar alguns portais de estudos (tal como o Portal de Periódicos da Capes), é necessário estar em alguma máquina pertencente ao Instituto de Informática, ou em alguma máquina pertencente à UFRGS.

A única máquina acessível de fora do Instituto de Informática via SSH é a portal, a partir dela, você pode ter acesso a qualquer outra máquina da rede do instituto.

Todo aluno do Instituto de Informática tem o direito de acessar estes serviços. Abaixo está um pequeno tutorial para realizar esta tarefa estando em qualquer computador, seja em casa ou no seu trabalho.

1. Acesso por SSH

1.1 Windows

Para este tutorial, usaremos o programa de SSH PuTTY, gratuito.

Passo 1:

Após instalar o programa, vamos criar uma conexão para a máquina Portal do Instituto de Informática. Onde é pedido para colocar o “Host Name (or IP address)“, deve-se colocar o nome da máquina. No caso, portal.inf.ufrgs.br.

Na parte de protocolo, deverá ser usado o SSH (ele se configura automaticamente na porta 22). A conexão para a máquina Portal já está pronta. Se não houver interesse em usar o proxy do Instituto, já é possível usar o terminal SSH para executar comandos Linux na máquina Portal.

Putty-session

Passo 2:

Agora iremos fazer com que uma porta do computador do usuário seja redirecionada até a máquina servidora de proxy, por intermédio da máquina Portal. Nenhuma máquina dentro do Instituto de Informática pode ser acessada através de um IP externo sem que seja por meio da máquina Portal. Para que este túnel seja criado, iremos na categoria “Connection”, “SSH” e “Tunnels“, disponível no menu à esquerda na tela de configuração do PuTTY.

Onde diz “Source port“, se refere à porta do computador do usuário que deve ser redirecionada. Esta porta deve ser a 3128, porta padrão para servidores proxy.

No campo “Destination“, deve-se colocar o nome da máquina proxy do Instituto de Informática (ou o IP), juntamente com a porta para a qual o túnel irá levar. Este campo deve ser preenchido da seguinte forma power-proxy.inf.ufrgs.br:3128, lembrando que a porta a ser redirecionada é “Local“. Para ativar o túnel, é preciso clicar em “Add“.

Putty-tunnels

Na Categoria “Session“, do próprio PuTTY, é possível criar um nome para a sessão e salvá-la, para que não seja preciso fazer tudo de novo quando o PuTTY for reiniciado.

Passo 3:

É necessário abrir a conexão com a máquina Portal. Para isso basta clicar em “Open“. Será necessário digitar o username e a senha, para autenticar a conexão e ter acesso ao seu diretório home na máquina do Instituto.

Passo 4:

Agora é necessário configurar o navegador para que utilize o servidor proxy.

Se tudo estiver funcionando, será possível acessar qualquer site da internet por intermédio do proxy do Instituto, incluindo os portais de estudo que podem ser acessados somente de dentro da rede da universidade. Vale lembrar que a conexão só irá funcionar enquanto o PuTTY estiver aberto. Caso ele seja fechado, a conexão encerrará imediatamente.

Passo 5

Após terminar a navegação, feche o PuTTY através do comando “logout” ou através da combinação de teclas “Ctrl+D“. Execute novamente o Passo 4, porém desmarque a opção “Usar um servidor proxy“, ou volte à configuração que você anotou. Caso contrário, a internet não irá funcionar.


1.2 Linux

Execute o seguinte comando na sua linha de comando (console): ssh username@portal.inf.ufrgs.br -L 3128:power-proxy.inf.ufrgs.br:3128. A conexão está estabelecida! Agora você só precisa configurar o seu software para usar o Proxy.

→ Caso seu interesse seja apenas o acesso SSH, sem o proxy, é suficiente o comando ssh username@portal.inf.ufrgs.br.


1.3 MacOS

Em uma janela de Terminal, execute o comando ssh username@portal.inf.ufrgs.br -L 3128:power-proxy.inf.ufrgs.br:3128. Esse comando cria um tunel seguro que será utilizado pela sua máquina para acessar o proxy do INF.

Será solicitada sua senha do INF. Após autenticar-se mantenha a janela aberta com o comando em execução enquanto estiver utilizando o proxy.


A seguir, você precisa configurar seu navegador web para acessar o proxy através desse tunel seguro.

2. Configuração de Navegadores

2.1 Internet Explorer

Vá no “Menu Iniciar“, “Configurações“, “Painel de Controle” e selecione “Opções da Internet“. Na guia “Conexões“, clique em “Configurações da LAN“. Na parte de servidor proxy, clique em “Usar um servidor proxy“. O endereço será 127.0.0.1 (endereço próprio de todas as estações) e a porta será a 3128 (a mesma que foi redirecionada).

Caso já haja um servidor proxy configurado, anote a configuração para que se possa restabelecê-la mais tarde.


2.2 Mozilla

Vá em “Editar“, “Opções“, “Avançado“, “Proxies“, “Usar um servidor Proxy“, e coloque como servidor 127.0.0.1 e como porta 3128. Quando não for mais necessário o uso do proxy, siga pelo mesmo caminho e selecione “Conectar-se diretamente“.


2.3 Chrome

Clique no ícone de “configurações” (chave de boca). A seguir vá em “Configurações” > “Mostrar configurações Avançadas“. No item “Rede”, clique em “Alterar configurações de proxy…” e na guia “Conexões“, clique no botão “Configurações da LAN”. Marque então a opção “Usar um servidor proxy para a rede local’“. O endereço será 127.0.0.1 (endereço próprio de todas as estações) e a porta será a 3128 (a mesma que foi redirecionada).


2.4 Safari

No menu do Safari acesse Preferências > Opcoes Avançadas. Nas opções de Proxies, clique em Alterar Ajustes… para exibir a janela de configuração de proxies.

A seguir você deve selecionar os protocolos para os quais deseja ativar o uso do proxy (http e/ou https) e configurar para cada protocolo o endereço do servidor proxy:

  • Marque o protocolo HTTP e configure como endereço do proxy como: localhost, porta 3128, sem senha.
  • Marque o protocolo HTTPS e configure como endereço do proxy como: localhost, porta 3128, sem senha.

A partir desse ponto, todos os acessos de seu navegador nos protocolos selecionados serão redirecionados através do proxy. Para testar sua configuração acesse um site que exibe o IP do client web (ex.:http://meuip.co): e verifique que ele reporta o IP do servidor proxy (143.54.11.131) e não mais o IP de sua máquina local.

Importante: Lembre-se de desativar o proxy quando não for mais necessário voltando a essa janela e desmarcando os protocolos HTTP e/ou HTTPS.


3. Acesso por SFTP

É possível acessar os arquivos armazenados no seu diretório home através do protocolo SFTP. Para isso, você deve usar um cliente SFTP e acessar a máquina portal.inf.ufrgs.br usando seu login. Segue a lista de clientes mais populares:

  • WinSCP (Windows)
  • Nautilus File Manager (Unix/Gnome) – Abra a seguinte URL dentro do Nautilus: sftp://username@portal.inf.ufrgs.br:/home/grad/username, onde username é o seu login no instituto.
  • Konqueror File Manager (Unix/KDE) – Proceda da mesma forma como no Nautilus. Você também pode usar o fish://username@host:/path, que semelhante ao protocolo sftp faz uma conexão segura, porém viascp;