Contato
Publicado em: 09/12/2020

Projeto de startup da UFRGS é destaque na categoria universitária

Startup da UFRGS é premiada em competição internacional de inovação no setor espacial

_sedetec_wp-content_uploads_2020_12_galileo

Em cerimônia virtual realizada em Munique – Alemanha, foram anunciados na última terça-feira, 08/12, os ganhadores da competição “Galileo Masters” de inovação no setor espacial. A startup da UFRGS, TideSat,  conquistou o primeiro lugar na categoria universitária.

O Galileo Masters é uma competição que reconhece novos projetos que utilizam dados do Galileo, o sistema de navegação por satélite da União Europeia, também conhecido como o “GPS” europeu. Participam do Galileo Masters, empresas, pesquisadores, empreendedores e estudantes com novas ideias que atendam aos desafios econômicos e sociais, através dos dados de posicionamento e navegação do satélite Galileo, em áreas como a saúde, agricultura, meio ambiente, lazer, gestão de tráfego, logística, turismo, energia, entre outras.

Projeto de startup da UFRGS é destaque na categoria universitária

Na edição de 2020, mais de 300 participantes de 33 países submeteram 130 projetos de negócios baseados em tecnologia orbital de satélites. O Brasil esteve representado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – UFRGS. A equipe é formada por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e por graduandos do Instituto de Geociências e do Instituto de Informática. Eles conquistaram o primeiro lugar na categoria universitária, recebendo a premiação de mil euros, bem como o patrocínio de até 62 mil euros para incubação e aceleração de uma startup, chamada TideSat.

 

_sedetec_wp-content_uploads_2020_12_satelite2

O projeto desenvolvido pela startup da UFRGS oferece um serviço de medição do nível dos mares à distância, baseado em um sensor concebido e fabricado por pesquisadores da Universidade. O projeto conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC e do Centro de Empreendimentos em Informática – CEI da UFRGS.

A equipe da startup TideSat é composta por Douglas Bueno Leipelt, Iuri Mendonça Tinti, Manuella Anaís Rodrigues Fagundes, Maurício Kenji Yamawaki, Vitor Hugo de Almeida Junior e Prof. Felipe Geremia Nievinski.

Mais informações na webpage: https://galileo-masters.eu/winner/satellite-tide-gauge/

Crédito do Conteúdo: SEDETEC