Contato
Publicado em: 25/11/2016

App Challenge enfatiza criatividade e relevância social

Participantes do App Challenge UFRGS 2016 combinam criatividade e relevância social em seus aplicativos

appchallenge_25

appchallenge_25As experiências vividas por equipes e professores durante as 36 horas do App Challenge UFRGS 2016 e seus resultados foram apresentados na tarde dessa sexta-feira (25) no auditório inferior do Instituto de Informática da Universidade. Entre os presentes estavam a Diretora do CEI (Centro de Empreendimentos em Informática) da UFRGS, Profa. Ingrid Jansch Pôrto; a Vice-Diretora do Centro, Profa. Luciana Nedel; a Diretora Administrativa da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), Profa. Renata Galante; e os professores Gabriel Luca Nazar, Daniela Brauner e Viviane Moreira.

Mesclando as escolas de Informática, Design e Administração, o evento deu asas à elaboração de aplicativos que realmente mudaram a vida de seus usuários. Divididos em duas trilhas (segurança pública e impacto social), os grupos aliaram criatividade e relevância social na montagem dos trabalhos.

Após 28 propostas serem submetidas à avaliação, dez deram vida a apps incríveis. Inseridos na trilha “segurança pública”, os aplicativos foram: Anjo da Guarda (compartilhamento de localização de forma privada), Mazal (consulta a linhas de ônibus e comunicação entre passageiros), Perigo à vista (notificação de eventos de risco nas proximidades), Vamo Junto (caronas entre estudantes universitários) e Wego (formação de grupo de pessoas a fim de evitar assaltos). Já na trilha “impacto social”, os trabalhos foram: Desenfila (informações sobre tempo de espera em hospitais e unidades mais próximas do paciente), EnfoquePOA (mapeamento de pequenos problemas urbanos), Fluxo (informações e alertas sobre rios), Reci.Go (premiação pelo descarte de resíduos descartáveis de forma correta) e Troca (comunicação entre instituições e voluntários). O evento deste ano premiou os apps Anjo da Guarda e Reci.Go.

Ao final desta verdadeira maratona, o orgulho saltou aos olhos dos estudantes, que agora querem transformar suas ideias em brilhantes empreendimentos. “A maioria dos grupos me procurou ao final do evento para dizer que querem dar continuidade aos projetos”, lembrou a Profa. Daniela Brauner.

No encerramento das apresentações, os alunos deram seus testemunhos enquanto participantes desta edição do App Challenge. Demonstrando alegria e orgulho diante de resultados, todos enfatizaram a importância que o evento teve em suas vidas.

Desejamos muita sorte a todos!