Contato
Publicado em: 09/12/2016

CEI recebe certificação Cerne

CEI recebe certificação Cerne em Brasília

cernecei1

cernecei1

Acompanham a Profa. Ingrid (da direita à esquerda): Prof. Guilherme Ary Plonski (Instituto Christiano Becker), José Silvério (coodenador de Capacitação Tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Jorge Mario Campagnolo (coordenador-geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Celio Cabral Sousa Jr. (gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae).

O CEI (Centro de Empreendimentos em Informática) da UFRGS recebeu nessa quinta-feira (08), em Brasília (DF), a certificação Cerne 1. Para o CEI, tornar-se um Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos é o reconhecimento do nível de preparação da incubadora para a condução dos processos de incubação de forma estruturada e sistemática.

No tradicional Café da Manhã da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) & Parceiros, promovido pela Associação, a Diretora do CEI, Profa. Ingrid Jansch Pôrto, recebeu o certificado em cerimônia conduzida pelo Presidente do Instituto Christiano Becker, Guilherme Ary Plonski. O encontro reuniu associados e instituições parceiras da entidade para apresentar as principais ações desenvolvidas ao longo desse ano. Além disso, foram anunciados os vencedores da 20ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador.

As discussões sobre a implantação do Cerne nas incubadoras brasileiras iniciaram em 2008. Desde 2013, a Anprotec e o Sebrae reuniram-se para obter resultados concretos. As avaliações visando a certificação iniciaram há poucos meses. Hoje o CEI é uma das 12 incubadoras certificadas em todo Brasil. O modelo Cerne determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

Ao atingir o nível 1, o CEI demonstra que tem capacidade para prospectar e selecionar boas ideais e transformá-las em negócios inovadores bem sucedidos, sistemática e repetidamente. “A nossa qualificação é resultado da organização de processos desenvolvidos ao longo de muitos anos e envolvendo toda a equipe”, destacou Ingrid.

Parabéns aos envolvidos e vamos, juntos, seguir trabalhando rumo aos demais níveis!