Contato
Publicado em: 04/06/2020

Chamada CNPq Nº 12/2020

Chamada CNPq Nº 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI

success-2081167_960_720

Foi lançada a Chamada CNPq Nº 12/2020  – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI.

O Programa MAI/DAI  fomenta o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em desafios tecnológicos de empresas parceiras.

As empresas parceiras definem um desafio tecnológico a ser tratado como tema de mestrado ou doutorado.

Para cada bolsa de mestrado/doutorado concedida, será exigida uma contrapartida mínima da Empresa Parceira.

A contrapartida da empresa parceira é RS 10 mil para bolsas de mestrado e RS 20 mil para bolsas de doutorado. Caso a proposta da UFRGS seja selecionada no CNPq, será realizado um edital interno para seleção do binômio empresa/aluno bolsista.

A Escola de Engenharia está liderando este edital.

Solicitamos que as empresas parceiras interessadas nos enviem a carta de adesão conforme modelo do edital até 20/6 para carlacaten@gmail.com.

A data de submissão da proposta final é dia 10/07 de 2020.

Nesse Programa, os bolsistas desenvolvem seus projetos como estudantes regulares em curso de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará relacionado.

A proposta enviada ao CNPQ deverá solicitar de uma a dez bolsas de Mestrado e/ou uma a dez bolsas de Doutorado. Para cada bolsa de Mestrado, deverá ser solicitada, obrigatoriamente, uma ou duas bolsas de ITI e, para bolsa de Doutorado, de uma a quatro bolsas de ITI.

Para conferir o Edital acesse aqui.

A empresa que tem interesse em participar deve assinar a carta de adesão e encaminhar um texto sucinto com o desafio tecnológico proposto. Os desafios tecnológicos deverão apresentar aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC):

– Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.

– Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.

– Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.

– Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.

– Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.